Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Novembro > Enem: Acre tem quase 30% de abstenção

Enem: Acre tem quase 30% de abstenção

por Ascom02 publicado 06/11/2012 08h20, última modificação 06/11/2012 08h19
Jornal Pagina20.uol.com.br, 06 de novembro de 2012
Escrito por Leandro Chaves - leandrochaves@pagina20.com
06-Nov-2012

Dos 46,3 mil inscritos no Estado, mais de 12 mil não compareceram às provas neste fim
de semana

No Acre, o número de candidatos faltosos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano ficou acima da média nacional, calculada em 27,9%. Dos 46,3 mil inscritos no Estado, mais de 12 mil (29,3%) não compareceram às provas realizadas neste final de semana, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Embora as abstenções tenham sido altas por aqui, o Acre aparece em décimo lugar na lista dos mais faltosos, atrás, por exemplo, de outros Estados do Norte, como o Amazonas (32,82%), Rondônia (30,10%) e Roraima (33,57%).

No Estado, o concurso ocorreu com tranquilidade. Até o momento, não foram registradas reclamações por parte dos candidatos junto ao Ministério Público Federal no Acre (MPF/AC).

As provas aconteceram no sábado e no domingo em todo o Brasil. No primeiro dia, os participantes responderam questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, foram realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Um total de 70 escolas espalhadas pelo Estado foi utilizado como locais de prova, entre eles o campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), a Faculdade da Amazônia Ocidental (Firb/FAAO) e a Uninorte. Os portões de acesso às escolas foram abertos às 10h e fechados às 11h, no horário local.

Os gabaritos oficiais das provas objetivas serão divulgados amanhã na página do Inep, no endereço www.inep.gov.br. No entanto, os candidatos já puderam contar com a lista parcial de respostas divulgadas na internet. Os participantes podem acessar os resultados individuais no site do Inep a partir do dia 28 de dezembro.

Neste ano, a Ufac aderiu de forma integral ao Enem como forma de acesso aos 43 cursos – com exceção da faculdade de Música. Mais de duas mil vagas serão preenchidas na instituição por meio do concurso, que já é o segundo maior do mundo, perdendo apenas para o vestibular da China.

Acre é citado no tema de redação

Geralmente, a grande expectativa dos candidatos do Enem é para com o tema da prova de redação. Neste ano, as apostas dos cursinhos pré-Enem foram para o julgamento do “Mensalão”, a conferência Rio +20 e a preparação do país para os grandes eventos esportivos que acontecem nos próximos anos.

Porém, o tema escolhido, “Movimento imigratório para o Brasil no século 21”, pegou muitos de surpresa, em especial os acreanos. O motivo é a referência feita ao Acre no texto de apoio à prova. A questão cita a vinda de haitianos para o Estado e a presença dos vizinhos bolivianos no país.

A familiaridade com o tema foi comemorada por muitos acreanos que prestaram o exame, entre eles o servidor público Carlos Gomes. Ele afirma que gostou do tema não pelo fato de ser acreano, mas por acompanhar o assunto na imprensa local e nacional.

“Leio jornal e tenho uma relação com os movimentos sociais e de direitos humanos. Isso, sim, foi o diferencial para mim durante a prova”, disse. Ele exaltou ainda a imagem positiva do Acre que foi passada pelo texto de apoio da redação do Enem.

“Achei muito positivas as informações contidas no texto tendo como referência informações repassadas pelo [secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Acre (Sejudh)] Henrique Corinto. Fomos lembrados de uma forma muito positiva e isso me deixou bastante contente.”

Link para a notícia