Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Novembro > Governo, Ufac e Universidad para Cooperación Internacional assinam parceria

Governo, Ufac e Universidad para Cooperación Internacional assinam parceria

por Ascom02 publicado 05/12/2012 10h25, última modificação 05/12/2012 10h25
Jornal Pagina20.uol.com.br, 29 de novembro de 2012
Escrito por Tatiana Campos
29-Nov-2012

Oportunidade de estudar em casa, com baixo custo, e ter acesso a formação superior. Esta é a proposta da parceria firmada entre o governo do Estado do Acre, a Universidad para la Cooperación Internacional (UCI), no México, e a Universidade Federal do Acre (Ufac). O termo de entendimento para implantação do ensino virtual no Acre foi assinado na tarde desta quarta-feira, na Casa Civil.

A princípio a parceria se dará através de oferta de cursos curtos, mas será ampliada também para pós-graduação (mestrado e doutorado). Haverá um esforço no sentido de oferecer também cursos de graduação. “A graduação para nós é muito importante, porque representa um salto social e atenderia o clamor da juventude nos municípios. O governo se compromete a fazer o investimento necessário agora para que a UCI possa aportar recursos destinados à graduação”, comentou o governador Tião Viana.

Para o reitor da Ufac, Minoro Kinpara, a parceria é importante por ser uma possibilidade de ampliar a pesquisa, extensão e graduação através de uma universidade de renome como a UCI. “É algo que não será bom apenas para a universidade, mas para toda a sociedade acreana, que será a mais beneficiada”, disse.

Segundo o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), Eufran Amaral, as conversas para que esse acordo fosse concretizado se iniciaram no ano passado. “O termo de entendimento assinado hoje é um avanço do alcance do conhecimento, com a possibilidade de usar plataforma virtual de ensino com cursos de curta, média e longa durações, incluindo pós-graduações. Além das conversas que vinham acontecendo desde 2010, a criação, pelo governador Tião Viana, do Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia foi determinante para esse resultado”, explicou.

Link para a notícia