Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Novembro > Mais de 46 mil acreanos participam do Enem

Mais de 46 mil acreanos participam do Enem

por Ascom02 publicado 01/11/2012 14h02, última modificação 01/11/2012 14h02
Jornal Pagina20.uol.com.br, 01 de novembro de 2012
Escrito por Leandro Chaves - leandrochaves@pagina20.com
01-Nov-2012

Provas serão realizadas hoje e amanhã em 70 escolas da capital e do interior do Estado

A contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já começou. No Acre, 46,3 mil pessoas realizam as provas, que acontecem neste sábado (3) e domingo (4). Só em Rio Branco, mais de 31 mil participam do concurso, que possibilita acesso ao ensino público superior - a Universidade Federal do Acre (Ufac) destinará 2.050 vagas para 43 cursos por meio do exame, com exceção da faculdade de Música, cujas inscrições devem ser feitas por meio do site da instituição (www.ufac.br).

A aprovação na Ufac por meio do exame se deve à adesão integral, desde o ano passado, da instituição ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Enem.

Setenta escolas espalhadas pelo Estado serão utilizadas como locais de prova, entre eles o campus da Ufac, a Faculdade da Amazônia Ocidental (Firb/FAAO) e a Uninorte, informou a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE). Os portões de acesso às escolas são abertos às 10 horas e fechados às 11 horas, no horário local.

O Enem é composto por quatro provas objetivas, com 45 questões cada, e uma redação. No primeiro dia, os participantes responderão questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação, e Matemática e suas Tecnologias. O tempo para as provas será de 4h30 no sábado e de 5 horas no último dia.

Quem ainda não sabe seu local de prova deve acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - Inep (www.inep.gov.br) e informar CPF e senha. Os dados constam no cartão de confirmação entregue na residência de cada inscrito.

Para realizar a prova é necessário apresentar um documento de identificação original com foto, como carteira de identidade ou de trabalho, certificado de reservista, passaporte ou habilitação. Em caso de perda dos documentos, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da prova.

“Cada participante deve ter em mãos caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. Ela é obrigatória para o exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura ótica do cartão de respostas”, informou o Ministério da Educação (MEC).

“Outros materiais, como lápis, borracha e lapiseira, devem ser depositados na embalagem porta-objetos, distribuída a todos os participantes. Ela deve ser guardada embaixo da carteira. Os participantes precisam resgatar a embalagem ao final da prova.”

Resultados

Os gabaritos das provas serão divulgados na página do Inep até o dia 7 deste mês. Quem quiser acessar os resultados individuais do exame poderá fazê-lo a partir do dia 28 de dezembro mediante inserção da inscrição e senha ou CPF e senha.

Dicas e outras informações

• Qualquer espécie de consulta ou comunicação com outro participante poderá eliminá-lo do Enem.
  • Utilizar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e quaisquer dispositivos eletrônicos também será caracterizado como infração.
  • Não é permitido deixar a sala de provas antes de decorridas duas horas do início do Exame.
  • Os participantes só podem levar cadernos de questões nos últimos 30 minutos de prova.
  • Os três últimos participantes presentes na sala de provas só são liberados juntos.
  • Os cadernos são apresentados em cinco cores diferentes: azul, amarelo, branco, rosa e cinza.
  • O participante deve marcar nos cartões de resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões de resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões.
  • As folhas de rascunho e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão consideradas para fins de correção.
  • A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores.
  • A redação será anulada caso o candidato fuja do tema, escreva apenas (até) sete linhas, desenhe na prova e desrespeite os direitos humanos.

Link para a notícia