Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Novembro > Professores da Ufac promovem expedição ecológica para analisar qualidade e quantidade da água que corre o rio Acre

por Ascom02 publicado 22/11/2012 09h50, última modificação 22/11/2012 09h50
Jornal AGazetadoAcre.com, 19 de novembro de 2012
E-mailImprimirPDF

Um grupo formado por 14 pesquisadores do curso de engenharia florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac) irá subir o rio Acre, até próximo à nascente, na fronteira com o Peru. A expedição, organizada por meio de uma inédita parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), integra as atividades do trabalho que, sob o apoio do CNPq, estuda a interação entre água e floresta na Amazônia. O grupo é coordenado pelos professores Ecio Rodrigues e Marco Antônio Amaro. As atividades contam com o apoio técnico do engenheiro florestal da Ufac, Cleber Barros e do analista ambiental do ICMBio, biólogo Lincoln Schwarzbach. A pesquisa se estende de 17 a 30 de novembro.

O principal objetivo da expedição, que terá uma segunda fase na época da cheia (em meados de abril de 2013), “é a coleta de informações para subsidiar o manejo da estação ecológica do Rio Acre; por sua vez, o manejo poderá ser direcionado para a melhoria da quantidade e da qualidade da água que corre no rio Acre”, explicou o engenheiro florestal, professor Ecio Rodrigues.
A Estação Ecológica é uma categoria de unidade de conservação, inserida no grupo de proteção integral, de acordo com a definição da lei que instituiu o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Snuc). Nas unidades de proteção integral, além da realização de pesquisas, só são permitidas algumas atividades com fins recreativos.

O que motiva a equipe de pesquisadores é justamente a possibilidade de introduzir nas atividades da Estação Ecológica do Rio Acre, o serviço ambiental que a floresta pode prestar, de produção e purificação da água. Para se chegar a uma primeira avaliação sobre a importância da porção florestal ali presente para a manutenção do equilíbrio hidrológico do rio, um rol de oito projetos de pesquisa foi elaborado.

“Todos os estudos serão realizados na área de influência da mata ciliar, representada por uma faixa de 2 km de largura, paralela ao traçado do rio, em cada margem, no perímetro da área da Estação Ecológica. Nessa formação florestal serão medidas, por exemplo, unidades amostrais de inventário florestal, a fim de se chegar às 20 espécies de maior Índice de Valor de Importância (IVI-Mata Ciliar); essas espécies poderão ser empregadas em futuros projetos de restauração florestal”, ressaltou Rodrigues.

A contribuição da biomassa presente na mata ciliar (originária das árvores, das palmeiras e da serapilheira) será analisada por estudos específicos, que possibilitarão calcular a quantidade de carbono retida nessa biomassa; da mesma forma, também será objeto de estudo o solo da beira do rio, que fornece sustentação para a mata ciliar.

Uma vez que no tratamento da água que chega à população urbana, a purificação representa o maior item de custo, um dos projetos de pesquisa irá se deter na análise da turbidez da água no interior da Estação Ecológica, a fim de detectar a influência da floresta sobre a pureza do recurso hídrico.

“Por outro lado, como a quantidade de água que chega aos oito municípios localizados à jusante da Estação Ecológica é influenciada pelas características observadas na região da cabeceira do rio, também será quantificada a vazão apresentada pelo rio Acre na área abrangida por essa unidade de conservação”, frisou o professor Ecio Rodrigues.

O pioneirismo dessa série de estudos reside no fato de que, embora haja farta comprovação científica acerca da relação existente entre a quantidade e qualidade da floresta presente na mata ciliar e a quantidade e qualidade da água que corre no rio, essa interação entre água e floresta ainda precisa ser esmiuçada. Mediante o detalhamento e especificação dessa interação, ou seja, “mediante o cálculo de cada item de custo que envolve o serviço ambiental prestado pela floresta, de produção e purificação da água, será possível estabelecer os parâmetros para a precificação desse serviço”, finalizou Rodrigues.

Link para a notícia