Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Novembro > Reitor da Ufac e Sibá fazem visita técnica ao Centro de Excelência em Energia do Acre

por Ascom02 publicado 05/12/2012 08h20, última modificação 05/12/2012 08h20
Jornal AGazetadoAcre.com, 23 de novembro de 2012
E-mailImprimirPDF

O reitor em exercício da Ufac, Enock da Silva Pessoa, disse ontem pela manhã, 22, durante reunião com o deputado federal Sibá Machado que o incentivo à pesquisa é relevante para a “inserção dos graduados e egressos no mercado de trabalho. Assim como também investir na pós-graduação e no incentivo à carreira militar na marinha para os estudantes de engenharia elétrica e física da Ufac, numa possível parceria”. O deputado federal Sibá Machado estava acompanhado do assessor-chefe de relações institucionais da marinha, Antônio Capistrano de Freitas Filho e do capitão de corveta da marinha, Marcelo Heitor Muniz dos Santos.

A reunião tem a finalidade de estreitar os acordos para cursos e programas de qualificação e pós-graduação que a marinha desenvolve em todo o país. O assessor-chefe de relações institu-cionais da marinha, Antônio Capistrano de Freitas Filho, destacou que “sem a universidade não é possível inovar em tecnologia”. Freitas Filho aponta como exemplo de parceria bem-sucedida, o trabalho que a Marinha mantém com a USP há mais de 50 anos “trabalhando com ciência e inovação tecnológica”..

Centro de Excelência em Energia do Acre - Depois, a comitiva formada pelos oficiais da marinha, pelo deputado federal Sibá Machado, pelos pró-reitores, diretores e pelo reitor em exercício da Ufac, Enock da Silva Pessoa, foram conhecer as futuras instalações do Centro de Excelência em Energia do Acre (Ceeac). O centro está com 70% da construção pronta e ocupa uma área de 3 mil m². Na primeira fase da obra foram investidos mais de R$ 36 milhões em infraestrutura e na aquisição de equipamentos. Outros US$ 10 milhões captados junto a agências internacionais serão utilizados para a formação de recursos humanos.

O Ceeac é uma Oscip e é gerenciado por um conselho deliberativo composto por nove pessoas indicadas pela Eletrobras, Ufac, empresas e consórcios associados. São parceiras e mantenedoras do centro as empresas Energia Sustentável, Santo Antônio Energia, Interligação Elétrica do Madeira e Norte Brasil Transmissora de Energia e as empresas Alstom, Siemens, Voith Hydro, Impsa e Andritz Hydro.

O Centro de Excelência em Energia do Acre está sendo criado para atender às demandas de pesquisas em energia, especialmente aquelas envolvendo “geração de energia com turbinas tipo bulbo e transmissão de energia em corrente contínua”, disse o deputado  Sibá Machado. O Centro vai suprir, ainda, a necessidade de qualificação de mão-de-obra especializada, capacitando profissionais em engenharia e tecnologia da informação, não só na graduação, mas ofertando mestrado e doutorado também. A ideia é fixar profissionais e estimular o desenvolvimento da região amazônica, onde há um grande potencial de geração de energia elétrica. O Acre foi escolhido por estar próximo a grandes empreendimentos, como as Usinas de Santo Antônio e de Jirau, além das respectivas linhas de transmissão. (Assessoria Ufac)

Link para a notícia