Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Novembro > Reitores discutem melhorias para universidades federais da região norte durante fórum

por Ascom02 publicado 22/11/2012 08h53, última modificação 22/11/2012 08h53
Jornal Janelão.net, 16 de novembro de 2012

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Martins Kinpara, participou nos dias 13 e 14, do Fórum de Reitores da Região Norte. Durante dois dias reitores e pró-reitores de pesquisa e pós-graduação discutiram assuntos relacionados à pesquisa, aperfeiçoamento técnico e ampliação do contingente científico no norte do país. Na reunião foram debatidas as bases do Programa de Atração e Fixação de Doutores na Amazônia e a distribuição da Assistência ao Estudante de Ensino Superior (Pnaes).

O documento do Programa de Atração e Fixação de Doutores na Amazônia ainda está em fase de elaboração e prevê, entre outros auxílios, a concessão de bolsas de pesquisa para professores que já atuam em universidades da Amazônia ou os que sejam contratados a partir do ano que vem. Essa seria uma das alternativas propostas para estimular a candidatura de pesquisadores doutores às vagas abertas em concursos públicos nas instituições do norte do país e garantir sua permanência.

Todos os pesquisadores doutores teriam acesso aos benefícios do programa que são divididos por categoria discente e inclui: a Bolsa de Pesquisador da Amazônia, Auxílio Pesquisa na Amazônia, Bolsa de Professor Visitante Nacional Sênior e Bolsa de Professor de Iniciação Científica. O objetivo com a proposta é atrair, ao logo da próxima década, 10 mil doutores para a Amazônia e apoiar a permanência dos já contratados.

Os reitores avaliaram que o governo brasileiro buscou por meio de agências federais como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (CAPES/MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Ministério da Ciência tecnologia e Inovação (CNPq/MCTI) e Financiadora de Estudos e Projetos, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Finep/MCTI) reduzir as discrepâncias na distribuição de doutores pelo território nacional.

Segundo o reitor Minoru Martins Kinpara, a Amazônia responde por cerca de 10% da economia nacional, mas recebe menos de 5% dos investimentos em ciência e tecnologia. “A região Norte acolhe menos de 5% dos pesquisadores doutores do país em instituições de ensino e pesquisa”, destacou Kinpara.

Para o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Carlos Edilson de Almeida Maneschy, da Universidade Federal do Pará (UFPA), “o documento é um desenho inicial para a formatação final do programa que se pretende aperfeiçoar em encontros como esses”, afirmou.

Assistência Estudantil

Outro ponto destacado pelos reitores foi a distribuição da verba entre as universidades do país para a assistência estudantil. Segundo dados apontados pelo senso 2011, a região norte tem 60,07% dos alunos das classes C, D e E matriculados em suas universidades. “Apesar dos números”, argumentou Maneschy, “somos a região que menos recebe verbas oriundas do Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)”.

O orçamento do PNAES (custeio e investimento) para a Ufac em 2013 será de R$ 8.492.111,00. Para o mesmo ano, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por exemplo, receberá o montante de R$ 14.130.505,00 pelo PNAES. A região sul do país aparece com o menor percentual de alunos matriculados nas classes C, D e E, são 33,84% nos estados sulistas.

“Há uma contradição no discurso de valorização da Amazônia. Ao mesmo temo em que se pinta a ideia dos olhares do mundo voltados para cá, temos os menores percentuais em investimentos na ciência, tecnologia, mão de obra qualificada e assistência estudantil no interior das nossas universidades. Não deve tratar realidades diferentes de forma igual”, ponderou o reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), professor Sueo Numazawa.

Link para a notícia