Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Novembro > Ufac realiza XV Semana de História

Ufac realiza XV Semana de História

por Ascom02 publicado 22/11/2012 09h55, última modificação 22/11/2012 09h51
Jornal AGazetadoAcre.com, 19 de novembro de 2012
E-mailImprimirPDF

Marcada para o período de 3 a 7 de dezembro, no campus sede da Universidade Federal do Acre (Ufac), a XV Semana de História, sob o tema A escrita da história e as novas tendências da historiografia brasileira, prevê, entre outras atividades, a realização de palestras, debates, projeções de filmes e minicursos, com a participação tanto de professores da casa quanto de convidados de outras instituições.

Como principal propósito do evento, dizem os seus organizadores, está a possibilidade de se discutir a produção do conhecimento histórico, num contexto de “novos temas, novas abordagens e novas linguagens”, levando-se em conta que a formação do profissional na área de História exige que este demonstre capacidades múltiplas, tal como a da interpretação das mais diferentes formas de linguagem.

Além disso, ressaltam os membros da organização do evento, a Semana de História é um momento especial para repensar as práticas vigentes nos campos do ensino, pesquisa e extensão, visando, entre outros fatores, superar as dificuldades encontradas numa fase de reestruturação dos projetos políticos pedagógicos dos respectivos cursos de licenciatura e bacharelado desenvolvidos na Ufac.
Especificamente, seis minicursos serão ministrados durante o evento: “História e cultura afro-brasileira”; “Historiografia francesa: questões de teoria”; “História oral”; “A constituição dos discursos sanitários no Acre, a partir das expedições do Instituto Oswaldo Cruz (1910-1930)”; “Algumas reflexões sobre a História do tempo presente”; e Rock and Roll, de Chucky Berry a Elvis Presley: a fase clássica”.

Sete serão as palestras: “Brasil Holandês” (Maria Aparecido de Araújo Barreto Ribas); “A igreja no Acre e Purus e a luta pela terra” (Sandra Basílio); “Foucault e a História” (Miguel Ângelo); “Nietzsche e a História” (Guilherme Cunha); “Gattaca – Experiência genética” (Armstrong Santos); “A selva – Romance amazônico” (Márcio Roberto Vieira Cavalcante); e “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (Essio Maciel).

A abertura da XV Semana de História está marcada para às 19h30m, no Teatro Universitário, dividida em dois momentos distintos: uma apresentação musical do grupo dos professores Cleuson Batista e Domingos Silva; e uma palestra, sob o tema “A luta de tradições na historiografia brasileira”, que será proferida pelo Prof. Dr. Ulysses Telles Guariba Neto, dos quadros da Universidade de São Paulo (USP).

Link para a notícia