Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Outubro > Extensionistas do Juruá participam de curso sobre fruticultura

Extensionistas do Juruá participam de curso sobre fruticultura

por Ascom02 publicado 22/10/2012 09h36, última modificação 22/10/2012 09h36
Jornal Janelão.net, 15 de outubro de 2012

A Embrapa realiza, em Cruzeiro do Sul (AC), entre os dias 15 a 19 de outubro, o quarto módulo da Curso de Formação de Extensionistas do Juruá. Nesta última etapa, o tema será fruticultura.  Serão apresentados os sistemas de produção de abacaxi, de frutas cítricas e banana. Também será abordado o controle de pragas e doenças que prejudicam a produção dessas três fruteiras.

Participam do curso cerca de 40 extencionistas das empresas de assistência técnica rural contratadas pelo Incra, Ciga e Consulplan, da ONG S.O.S. Amazônia e também da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof).

”A ideia é capacitar os técnicos apresentando os aspectos mais importantes como a escolha das mudas, época de plantio e como combater as pragas e doenças” afirma o pesquisador da Embrapa Acre, Romeu Andrade, um dos instrutores do curso.

Durante a semana, os participantes visitarão propriedades parcerias da Embrapa no desenvolvimento de pesquisas relacionadas à produção do abacaxi e de banana. A atividade faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

Para a extensionista da ONG S.O.S. Gleiciane Cruz,  que presta assistência técnica em comunidades ribeirinhas, a capacitação é uma oportunidade de nivelar os conhecimentos das equipes, formadas por profissionais de diversas áreas. “Além disso, temos a necessidade de apoiar os agricultores na melhoria dos plantios e também na diversificação da produção” afirma.

Realizado em parceria com a Universidade Federal do Acre (UFAC) e Governo do Estado, o curso começou em julho e já abordou temas como tecnologia da informação, manejo conservacionista do solo, pecuária de leite e culturas anuais. A programação possui 160 horas aulas. “Essa foi uma demanda das empresas de assistência técnica rural que queriam aprimorar o conhecimento dos técnicos que atuam na região”, afirma Manoel Delson, supervisor do Setor de Transferência de Tecnologia do Juruá.

Texto:

Priscila Viudes (Mtb 030/MS)

Colaboração: Franciane Santos

Link para a notícia