Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Outubro > I Simpósio de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas
conteúdo

I Simpósio de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas

por Ascom02 publicado 04/10/2012 09h57, última modificação 04/10/2012 09h57
Jornal AgazetadoAcre.com, 04 de outubro de 2012
E-mailImprimirPDF

Este evento nasceu de um sonho idealizado pela equipe organizadora Marisanta Nogueira (psicóloga), Angela Galo (terapeuta ocupacional), Carina Hechenberger (enfermeira), Danna França (psicóloga) e Jamila Pontes (educadora física), juntamente com o diretor geral do Hospital de Saúde Mental do Acre, Dr. José Rosa Paulino. O intuito era divulgar apenas dados e os trabalhos realizados pela equipe multidis-ciplinar desta instituição, aproximando profissionais, comunidade e usuários da Saúde Mental. Com isso motivou-se, a priori, a I Mostra de Saúde Mental - Hosmac, que marcaria o dia Mundial de Saúde Mental, dia 10 de outubro.

Durante encontros com funcioná-rios desse hospital e da rede de saúde, ampliou-se o evento com a discussão Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, visto a inquietação dos profissionais para expor e discutir suas atuações criativas, que acolhem a singularidade das pessoas em sofrimento mental na rede de atenção psicossocial.

Nesta perspectiva, a Comissão do Hosmac realiza o I Simpósio de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, com o tema “A criatividade e as novas formas de acolher a singularidade”. Nossa intenção é expor os dados, resultados de pesquisas e intervenções, promovendo a discussão e a reflexão com profissionais, gestores e usuários acerca dos desafios da Saúde Mental, Álcool e outras Drogas no Estado do Acre. 
Este evento se realiza com o apoio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour, da Secretaria de Saúde do Estado, a colaboração dos profissionais envolvidos na programação e o protagonismo da equipe organizadora, com a seguinte programação:

8 DE OUTUBRO [SEGUNDA]
Local: Teatro Recreio 
08h às 09h – Credenciamento. 
9h – Abertura com Apresentação Artística – Escola Acreana de Música. 
9h15 – Mesa Solene: Gov. Tião Viana, Drª Suely, Dr. Osvaldo, Dr. Paulino, Celene Mª Prado, Dr. Amsterdam. 
10h – Mesa Redonda: “Os Desa-fios Atuais na Saúde Mental, Álcool e Drogas no Estado do Acre” – Ximena Catalán (Sesacre), Sandra Ortiz (CAPSad), Mario Helder (Conen), Dr. Osvaldo Leal (Semsa), Elenira Costa (SMS de Plácido de Castro), Dr. Teotônio Jr. (Promotoria de Justiça de Brasiléia), Dr. José Paulino (Hosmac), Stella Cordovil (SHRad), Dr. José Amsterdam (Sesacre), Dr. Reginaldo (CAPS NAUAS). 
Coordenadora: Profª Juliana Lofêgo Encarnação 
12h – Questionamentos. 
12h30 - Intervalo. 
14h – História da Saúde Mental do Acre – Profª Drª Terezinha de Freitas (Ufac). 
14h45 – Relato de Experiência – Maria Rodrigues (Apasama de Porto Acre). 
15h30 – Família e Redes Sociais no Cuidado de Pessoas com Transtorno Mental no Acre: O Contexto do Território na Desinstitucionalização – Esp. Caroline Alves (Semcas). 
16h15 – A Inserção da Política de Redução de Danos na Atenção Primária em Rio Branco - AC – Esp. Tatiana Mendes (Vara da Família da Comarca de Rio Branco) e Esp. Lucilene Moura (Posto de Saúde Ary Rodrigues). 
17h – Encerramento.

9 DE OUTUBRO [TERÇA-FEIRA]
Local: Cine Recreio 
08h às 12h – Mini-curso “Psicofármacos” - M.ª Francimar Leão Torres (Maternidade Bárbara Heliodora). 
Local: Teatro Recreio 
08h – Distúrbios Psiquiátricos que se Manifestam na infância – Dr. Mauro Hashimoto (Hosmac). 
08h45 – O Impacto dos Transtornos Mentais nas relações Familiares dos Pacientes Internados do Hosmac – Esp. Cléa de Sousa (Hosmac). 
09h30 – A Co-morbidade entre Transtorno Mental e o Uso de Drogas Ilícitas – Esp. Stella Cordovil (SHRad). 
10h15 – Grupo de Saúde Mental – Esp. Márcia Aurélia dos Santos Pinto (UPA – Tucumã). 
11h – Mesa Redonda: “Experiên-cias Exitosas realizadas no Hosmac” – Ângela Galo, Danna França, Fabiano Carvalho, Jamila Pontes, Luis Antonio, Stela Barros (Hosmac). 
Coordenadora: Esp. Kamila Meireles. 
12h – Intervalo. 
14h – Mesa Redonda “Saúde Mental: Pesquisas, reflexões e Propostas” – Márcia Rebouças, Joana D’arc silva, Iolanda Ribeiro, Sheila Garcia, Wdson Justiniano e Mª Florisa Sobralino (Especialistas em Saúde Mental). 
Coordenadora: Rozilaine Redi Lago. 
Local: Galeria de Arte Juvenal Antunes 
15h30 – II Exposição “O Ser da Arte”. 
17h – Encerramento.

10 DE OUTUBRO [QUARTA]
Local: Teatro Recreio 
08h – Serviços Implementados – Rosemara Werner (Semsa). 
08h45 – Experiência Exitosa: Grupo de Crianças – Esp. Eucinete Ferreira (UPA Tucumã). 
09h30 – Avaliação da Desinstitucionalização em saúde Mental: uma proposta de práticas avaliativas na perspectiva da integralidade em saúde – Dr. Rodrigo Silveira (UPA – Tucumã). 
10h15 – Experiências em Saúde Mental do Trabalha-dor – M.ª Fabiane Melo (CEREST). 
11h – Trabalho realizado em Saúde Mental na Casa Abrigo Mãe da Mata - Esp. Debora Hessel. 
12h - Intervalo. 
14h00 – Reflexão sobre a Loucura (Apresentação de fragmentos de filme) – Esp. Fabiano Carvalho (Hosmac). 
Local: Tentamen 
14h – Oficina: Experimentação Teatral da Loucura – Profª. Diana Goulart e Esp. Jamila Pontes (Hosmac). 
Local: Hall de entrada da FEM 
15h30 – Apresentação de Pôsteres. 
Local: Teatro Recreio 
16h30 – Apresentação do Resultado da Oficina Experimentação Teatral da Loucura. 
17h – Encerramento.

Realização: Hospital de Saúde Mental do Acre - Hosmac
Apoio: Secretaria de Estado de Saúde do Acre e Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour. 
Coordenação: Marisanta Nogueira (psicóloga), Angela Galo (terapeuta ocupacional), Carina Hechenberger (enfermeira), Danna França (psicóloga) e Jamila Pontes (educadora física). Promover a conscientização corporal evitando as compensações posturais; treinar a marcha com órteses; e preparar o paciente para uma possível intervenção cirúrgica.

* Terezinha de Freitas Ferreira é doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo – USP. Professora do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, da Universidade Federal do Acre - Ufac. Ministra a disciplina Enfermagem Psiquiátrica no Curso de Graduação em Enfermagem e a disciplina Saúde Mental nos cursos de Pós-Graduação. Autora do livro “A reforma psiquiátrica da florestania no contexto da reforma psiquiátrica brasileira”.

Link para a notícia