Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Outubro > Presas da Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco recebem atendimento médico no domingo
conteúdo

Presas da Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco recebem atendimento médico no domingo

por Ascom02 publicado 22/10/2012 09h24, última modificação 22/10/2012 09h24
Jornal Ac24horas.com, 19 de outubro de 2012

19 de outubro de 2012 - 6:33:35

Com o objetivo de realizar atividade médico-assistencialista, 24 alunos da Universidade Federal do Acre (Ufac), juntamente com uma professora médica responsável, realizam neste domingo, 21, atendimentos a 180 presas na Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco. A atividade faz parte do projeto “Feira Itinerante de Saúde”, onde membros da ONG Internacional Federation of Medical Students Association of Brasil (IFMSA – Brazil) realizam atendimentos médicos de caráter preventivo à mulheres de diversos segmentos da sociedade.

Denominada “Outubro Rosa”, a campanha, com foco na prevenção do câncer de colo uterino, realizada nacionalmente no mês de outubro, também será contemplada com outros serviços como: palestra sócio educativas, planejamento familiar, exames preventivos de câncer do colo uterino, teste rápido para HIV e consultas ginecológicas realizadas pela Dra Elaine Soares Leal, médica ginecologista da Secretaria Estadual de Saúde.

Durante a semana, servidores do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen) estiveram nos pavilhões fazendo a triagem para obter o número estimado de consulta e as necessidades que serão encontradas pela equipe que visitará a Unidade Feminina do Complexo Penitenciário da capital.

Segundo a Diretora da Unidade Feminina, Marcella Moura, enfermeiras da Unidade de Saúde do complexo penitenciário realizaram pré-consultas com todas as presas para que no domingo o trabalho aconteça com maior fluidez. “Parcerias como esta são de grande valia para o sistema. A presa mulher, por uma questão de gênero, necessita de cuidados frequentes. Acreditamos que com esta atividade muitas dúvidas serão elucidadas, no cárcere, principalmente, o acesso à informação é muito importante”, disse a diretora.

Essa campanha conta com a colaboração da Secretaria Municipal de Saúde, com o fornecimento do material para realização dos exames ginecológicos e do CECOM para a leitura das lâminas dos exames citopatológicos.

Caroline Nunes – Assessoria de Imprensa IAPEN/AC

Link para a notícia