Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Outubro > Ufac assina convênio para implantação de unidade de atenção à saúde do servidor

Ufac assina convênio para implantação de unidade de atenção à saúde do servidor

por Ascom02 publicado 01/11/2012 13h55, última modificação 01/11/2012 13h55
Jornal AgazetadoAcre.com, 31 de outubro de 2012

Qua, 31 de Outubro de 2012 05:37 EVELY DIAS

A Universidade Federal do Acre (Ufac), ICMBio, SFPA/AC, SFA/AC, FunaiI, IBGE, Abin, AGU, Ibana, Anvisa e Ministério das Comunicações rea-lizaram, na manhã de ontem, a assinatura do acordo de cooperação técnica entre os órgãos federais, juntamente com o Ministério do Planejamento, para a implantação do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor Público Federal.

A unidade terá como objetivo executar ações e atividades de prevenção aos agravos,  promoção e acompanhamento da saúde dos servidores e de perícia oficial, a fim de garantir a implementação da Política de Atenção à Saúde e a Segurança do Trabalho do servidor.

Kellen Pinheiro, gestora da unidade SIASS Ufac, explicou como irá funcionar a unidade. “Através dessa asssinatura, os órgãos compõe uma unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), onde ele tem três vertentes. Uma está para a perícia do servidor. Todo servidore vinculado à essa unidade vai passar pela perícia no órgão central e é jogado no sistema informatizado. Também tem a vigilância, com laudos ambientais e a parte estrutural. Por último, temos a promoção à saúde, onde através de ações uma equipe composta com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, pscicólogos, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem e segurança do trabalho irá cuidar da promoção da saúde dos servidores da Ufac e dos demais órgãos, voltada para a qualidade de vida do servidor público federal”.

A reitora da Ufac Olinda Batista afirmou que as entidades públicas são agregadas à universidade, onde apenas um polo irá atender todas. “A Lei manda que na medida em que se há um número de servidores, a saúde deles tem que ser cuidada. Nós vamos ser um polo de atendimento de perícia para várias instituições. Estamos equipando esse setor de saúde. A segurança do trabalho está envolvida também, pois temos a questão da insalubridade e a instituição tem que dar salubridade para todos. Nós estamos montando um laboratório para medir a insalubridade de certos ambientes. Como a nossa instituição é grande, antiga e com poucos servidores, fica muito difícil de fazer um processo como esse de uma hora para outra.

Alguns lugares já estão salubres, que é o caso do arquivo geral, fizemos um prédio novo, com arquivos novos, mas há uma sala que se alguém entrar lá vai adoe-cer, que é onde os estão os papéis antigos, que necessitam ser digitalizados. Com esse sistema, iremos previnir e cuidar desses servidores. Vamos fazer um trabalho que diminua a quantidade de pessoas doentes. A saúde é importante para o desenvolvimento das atividades de cada setor, na medida em que a pessoa está bem, ela tem mais disposição em exercer sua função”.

Link para a notícia