Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Outubro > Ufac deverá obedecer a lei de cotas no próximo ano

Ufac deverá obedecer a lei de cotas no próximo ano

por Ascom02 publicado 10/10/2012 08h05, última modificação 10/10/2012 08h02
Jornal Agazeta.net, 09 de outubro de 2012
  • PDF

A lei das cotas em universidades e institutos federais deverá ser aplicada no próximo ano. O Ministério da Educação (MEC) informou que a lei deverá ser aplicada imediatamente, gerando efeitos nos vestibulares que selecionarão candidatos para ingresso no primeiro semestre de 2013.

Pela lei, as instituições devem aplicar pelo menos 25% da reserva de vagas prevista no texto a cada ano até em 2016, ano em que a cota de 50% deverá ser implantada.

Isso significa que, a partir de 2013, uma instituição com 1.000 vagas abertas deverá reservar 12,5% delas para estudantes de escolas públicas, sendo que 7,25% das vagas serão para estudantes de escola pública com renda familiar de até 1,5 salário mínimo per capita e uma porcentagem definida pelo Censo do IBGE para estudantes de escola pública que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

A Universidade Federal do Acre (Ufac) está em fase de preparação para o lançamento de um edital especificando as vagas. O Conselho Universitário está discutindo o assunto, mas o edital pode ser lançado mesmo após o Enem.

Na Ufac, 90% dos acadêmicos são oriundos de escolas públicas e, portanto, a lei de cotas seria desnecessária.

Link para a notícia