Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Outubro > Ufac-Floresta inaugura o Teatro Universitário do Môa

Ufac-Floresta inaugura o Teatro Universitário do Môa

por Ascom02 publicado 22/10/2012 09h34, última modificação 22/10/2012 09h34
Jornal Janelão.net, 17 de outubro de 2012

A Universidade Federal do Acre (Ufac) inaugurou oficialmente na noite de segunda-feira, 15, o Teatro Universitário do Môa, no campus da Ufac-Floresta, em Cruzeiro do Sul, com a presença de autoridades municipais e estaduais e professores da instituição, entre eles a reitora Olinda Batista, e estudantes.

Com 350 lugares disponíveis, o teatro tem 900 metrps quadrados de área construída, o palco tem 108 metros quadrados e o hall, 195 metros quadrados. Iniciada em 2011, a obra foi bancada pelo governo federal, que investiu nela R$ 2,35 milhões.

A cerimônia de inauguração foi abrilhantada pelo Coral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), que cantou o Hino Nacional e o Hino Acreano. Algumas pessoas que contribuíram com o processo de implantação da Ufac-Floresta receberam placas comemorativas. No fim da noite, a primeira apresentação: “O Santo e a Porca”, peça de Ariano Suassuna, com o Grupo de Artes Cênicas da Ufac.

A reitora Olinda Batista Olinda acredita que o teatro vai trazer uma nova dinâmica dentro do campus. “Hoje os estudantes participam das aulas e vão embora. Com o teatro vai haver muitas outras atividades, o que fará com que a população também participe mais da vida da universidade”, relatou.

Para o professor Marcelo Siqueira, o teatro representa um novo ciclo de conhecimento na instituição: “A universidade não tinha um lugar para apresentação de monografias, de trabalhos científicos, não tinha lugar para receber a comunidade, para realizar cerimônias de formaturas. Com o teatro, a universidade abre as portas para a comunidade e coloca à disposição da população um local para atividades culturais e acadêmicas. É um novo tempo”, afirmou.

Na terça, 16, a programação de inauguração continua: às 9 horas haverá apresentação da Companhia de Dança da Ufac e, em seguida, entrega de medalhas de mérito a professores e servidores. Às 14 horas, haverá palestra com o tema: “A importância da Pesquisa na Preservação da Biodiversidade”, proferida pelo professor-doutor Paulo Sérgio Bernardi. Às 19 horas haverá apresentação musical com cantores do Juruá, com coordenação da professora Ana Fontenele, do curso de Música.

Link para a notícia