Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Outubro > Ufac-Floresta inaugura Teatro

Ufac-Floresta inaugura Teatro

por Ascom02 publicado 22/10/2012 09h53, última modificação 22/10/2012 09h53
Jornal JornalATribuna.com.br, 17 de outubro de 2012
17/10/2012 - 22:31:18

A Universidade Federal do Acre (Ufac) inaugurou oficialmente na noite de segunda-feira, 15, o Teatro Universitário do Môa, no campus da Ufac-Floresta, em Cruzeiro do Sul, com a presença de autoridades municipais e estaduais e professores da instituição, entre eles a reitora Olinda Batista, e estudantes.

Com 350 lugares disponíveis, o teatro tem 900 metrps quadrados de área construída, o palco tem 108 metros quadrados e o hall, 195 metros quadrados. Iniciada em 2011, a obra foi bancada pelo governo federal, que investiu nela R$ 2,35 milhões.

A cerimônia de inauguração foi abrilhantada pelo Coral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), que cantou o Hino Nacional e o Hino Acreano. Algumas pessoas que contribuíram com o processo de implantação da Ufac-Floresta receberam placas comemorativas. No fim da noite, a primeira apresentação: “O Santo e a Porca”, peça de Ariano Suassuna, com o Grupo de Artes Cênicas da Ufac.

A reitora Olinda Batista Olinda acredita que o teatro vai trazer uma nova dinâmica dentro do campus. “Hoje os estudantes participam das aulas e vão embora. Com o teatro vai haver muitas outras atividades, o que fará com que a população também participe mais da vida da universidade”, relatou.

Para o professor Marcelo Siqueira, o teatro representa um novo ciclo de conhecimento na instituição: “A universidade não tinha um lugar para apresentação de monografias, de trabalhos científicos, não tinha lugar para receber a comunidade, para realizar cerimônias de formaturas. Com o teatro, a universidade abre as portas para a comunidade e coloca à disposição da população um local para atividades culturais e acadêmicas. É um novo tempo”, afirmou.

Na terça, 16, a programação de inauguração continua: às 9 horas haverá apresentação da Companhia de Dança da Ufac e, em seguida, entrega de medalhas de mérito a professores e servidores. Às 14 horas, haverá palestra com o tema: “A importância da Pesquisa na Preservação da Biodiversidadede”, proferida pelo professor-doutor Paulo Sérgio Bernardi. Às 19 horas haverá apresentação musical com cantores do Juruá, com coordenação da professora Ana Fontenele, do curso de Música. (Flaviano Schneider (Cruzeiro do Sul)

Link para a notícia