Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2012 > Setembro > Ufac retoma aulas, mas calendário continua indefinido

Ufac retoma aulas, mas calendário continua indefinido

por Ascom02 publicado 20/09/2012 08h50, última modificação 20/09/2012 08h50
Jornal A Tribuna, 19 de setembro de 2012
19/09/2012 - 22:14:08

Duaine Rodrigues

Foram reiniciadas ontem as aulas da Universidade Federal do Acre (Ufac), após mais de 120 dias de greve dos docentes. O calendário pleno do ano letivo ainda não foi redefinido, mas os alunos já sabem que o primeiro semestre deve ser finalizado no dia 22 de novembro, segundo o cronograma aprovado pelo Conselho Universitário.

"O término do primeiro semestre está programado para o dia 22 de novembro. A ideia é que se tenha no mínimo uma semana para a parte de protocolo, matrícula, e logo após seja iniciado o segundo semestre. Mas isso ainda não está aprovado, vai passar pela análise do Conselho Universitário", disse o professor Gerson Albuquerque.

De acordo com a presidente do Conselho Universitário da Ufac, reitora Olinda Batista, na próxima semana os membros do conselho deverão se reunir para decidir os rumos do segundo semestre e a data prevista para início do primeiro semestre de 2013.

"A única questão que pode ser alterada é de que ao invés de começar em março, o ano letivo pode começar em maio, provavelmente", comentou.

Gerson Albuquerque ressaltou que quando a greve foi iniciada restavam apenas 45 dias letivos do primeiro semestre e a pretensão é de se ter a reposição integral do ano letivo antes de conceder qualquer tipo de férias aos professores.

"Os professores retornaram as aulas ontem e trabalham pelo menos até a próxima quarta-feira dando aulas, revisando conteúdos para que não tenha nenhuma avaliação. Se tiver algum professor ausente da sala de aula, essa ausência deve ser imediatamente informada pelos alunos", avisou.

Ele acredita que a Ufac terá condições de minimizar os prejuízos causados pela greve aos universitários. De acordo com o Gerson, a universidade vai propor para os alunos finalistas que ao término do primeiro semestre possa ofertar matrículas em disciplinas isoladas em outros horários.

“Os universitários de cursos que ainda estavam com a primeira nota para ser concluída não devem sofrer mais prejuízos do que aqueles que já estavam em situação mais avançada. Quanto aos finalistas, eles poderão cursar a disciplina restante no período da tarde ou da noite, por exemplo, de modo que possa antecipar a integralização do curso e de fato concluir em 2012. Esse tipo de conduta foi aprovado no conselho como princípio e vai ser aplicado a todos os cursos para os alunos finalistas. Os outros alunos, iniciantes, esses a universidade tem tempo para recuperar os atrasos que a greve possa ter provocado”, garantiu.

Gerson comentou ainda que a paralisação não deva causar danos à aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previsto para acontecer em novembro em todo o país.

“Mesmo os alunos do Colégio de Aplicação vão poder fazer o Enem e vamos trabalhar a perspectiva de que, uma vez aprovados, tenham a matrícula assegurada, já que são alunos finalistas e foram impactados pela greve. Por enquanto, não tem nenhuma previsão de cancelamento, suspensão ou adiamento do Enem. A Ufac vai emitir o edital o seu edital próprio na data prevista", finalizou.

Link para a notícia