Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 05 - Maio > CULTIVO DE IDEIAS: UFAC E SEBRAE FECHAM PARCERIA PARA INCENTIVO A START-UPS E IDEIAS INOVADORAS

por daniel.ascom publicado 15/06/2016 12h54, última modificação 15/06/2016 12h54
Publicado por: Jornal Opinião

A Universidade Federal do Acre (Ufac) será parceira do Sebrae-AC na implantação de um laboratório de pequenos negócios em Rio Branco. O espaço fará parte da segunda etapa do projeto Sebraelab, que foi apresentado na manhã desta terça-feira, 17, a representantes de empresários locais e entidades ligadas à tecnologia, pesquisa e inovação.

Nova metodologia de cultivo de ideias inovadoras dentro de ambientes empresariais e de fomento a start-ups no Estado, o Sebraelab nasce com o objetivo primeiro de atender, de forma personalizada, as empresas locais que buscam inovação ou que pretendem desenvolver uma ideia de negócio. Construído ao longo de oito meses e em fase de pré-operação há 40 dias, o novo serviço, que já tem uma média de busca de 20 empresas por semana, está oficialmente aberto aos empreendedores locais.

“Nosso objetivo é ajudar start-ups ou empresas de base tradicional a testar seus projetos de inovação ou novos produtos com os clientes antes de fazer todo o investimento necessário para implantação do negócio”, disse o coordenador do projeto Sebraelab, Alex Lima. “Essa metodologia criada permite que o empreendedor tenha mais segurança e economia para efetivar o negócio.”

O projeto é dividido no cumprimento de quatro etapas: definição do perfil do empresário, consultoria empresarial, criação do modelo de negócios e levantamento de hipóteses para realização de testes comprobatórios, que irão definir a viabilidade do negócio. O objetivo é que, através dessa metodologia de atendimento criativo e dinâmico, os empresários consigam desenvolver ideias inovadoras e modelos de negócios sólidos e competentes, resultando na criação de novas empresas. O acompanhamento do empresário é feito por, no mínimo, três consultores ligados às áreas de inovação, mercado e metodologias ágeis.

“A parceria com a Ufac integra a segunda etapa. Nossa ideia é que as melhores iniciativas identificadas aqui sejam encaminhadas para esse laboratório que será montado na Ufac para o retorno da validação com vistas à inserção no mercado nacional e internacional, através de coaching e mentoring”, detalhou Lima. “Nossa expectativa não é montar uma incubadora, aceleradora na universidade, mas um aquário onde essas iniciativas possam ser visualizadas.”

Para o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, a parceria entre a universidade e o Sebrae é importante por se constituir uma alternativa de contorno à crise. “Hoje, o principal caminho para o desenvolvimento perpassa ciência, tecnologia e inovação”, disse. “A maior parte dos nossos alunos se forma pensando em um emprego no serviço público, mas é papel da academia apontar outros caminhos. Essa ideia de sair da caixa e inovar é muito bem-vinda na universidade.”

A parceria entre o Sebrae e a Ufac deve ser firmada através de um convênio entre as duas instituições. A previsão inicial é que o laboratório de pequenos negócios do Sebrae seja montado na área que integra, hoje, o Restaurante Universitário.