Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 05 - Maio > UFAC E IMPA FECHAM PARCERIA PARA COOPERAÇÃO

UFAC E IMPA FECHAM PARCERIA PARA COOPERAÇÃO

por daniel.ascom publicado 15/06/2016 13h09, última modificação 15/06/2016 13h09
Publicado por: Jornal Opinião

A Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) assinaram nesta segunda-feira, 9, um protocolo de intenções para cooperação técnico-científica entre ambas as instituições.

O documento prevê cooperação mútua para o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes; implementação de projetos conjuntos de pesquisa; promoção de eventos científico-culturais; intercâmbio de informações e publicações acadêmicas. A validade do protocolo de intenções é de dois anos.

“O Impa é uma referência no Brasil e pode contribuir decisivamente para o avanço educacional no país. Para a Ufac, é um honra poder manter essa aproximação”, disse o reitor da Ufac, Minoru Kinpara. “A matemática é a base para diferentes áreas do conhecimento. Nosso grande desafio é fazer com que nossos estudantes adquiram gosto por esse conhecimento. Temos a convicção de que essa é uma ação que perpassa pela ação do professor e nisso também buscaremos investir.”

No Acre, a convite do deputado federal Sibá Machado (PT-AC), que testemunhou a assinatura, o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, falou da necessidade de expansão de programas para melhoria do ensino da Matemática em todo o país. “Temos a missão de contribuir para o desenvolvimento da matemática em todo o território nacional, por isso estamos muito abertos a esse tipo de parceria”, afirmou Viana. “Parte da nossa meta é contribuir para a organização de um mestrado acadêmico em Matemática, para, em seguida, pensarmos um doutorado. Esse é o início de uma aproximação.”

Atualmente, a Ufac mantém dois programas de pós-graduação ligados ao ensino da Matemática. O mestrado profissional em Ensino de Ciência e Matemática, coordenado pelo professor Gilberto Melo, cujo objetivo é aprimorar a formação continuada dos professores por meio de atividades de pesquisa aplicada e do desenvolvimento da prática pedagógica, fomentando a reflexão sobre o exercício da profissão e o processo de ensino e aprendizagem.

E o programa de pós-graduação em Matemática em Rede Nacional (Profmat), sob coordenação do professor Wenden Charles Rodrigues, voltado a professores de Matemática do ensino básico que estejam, efetivamente, em sala de aula. Diferente do mestrado em Ciência e Matemática, o Profmat é constituído de cursos semipresenciais, com oferta nacional, realizado por uma rede de instituições de ensino superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). (Ascom-Ufac)