Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 06 - Junho > Comissão de Ética em Pesquisa na Ufac
conteúdo

Comissão de Ética em Pesquisa na Ufac

por daniel.ascom publicado 14/06/2016 11h43, última modificação 14/06/2016 11h43
http://www.agazeta.net/noticias/noticias/12745-comissao-de-etica-em-pesquisa-na-ufac

A Universidade Federal do Acre (Ufac) realizou nesta quinta-feira, 9, reunião com a coordenação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e com os membros das comissões de Ética e Pesquisa do Estado, na sala 10 da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex).

Ligada diretamente ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Conep tem como principal função o exame dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos. E, como missão, elaborar e atualizar as diretrizes e normas para a proteção dos sujeitos de pesquisa, como também coordenar a rede de Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) das instituições.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista, ressaltou a importância desse encontro “Nós, como pró-reitoria, temos uma demanda enorme de pesquisas dos mestrandos e doutorandos. Os Comitês de Ética em Pesquisa têm um fator importante: eles avaliam essas pesquisas no âmbito da segurança ética, principalmente voltados para as questões sociais e de saúde, que envolvem os estudos com indígenas, ribeirinhos e quilombolas”, disse.

Entre as atribuições, também cabe à Conep normatizar as questões sensíveis ligadas às ciências humanas, como a temática indígena. O pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa, explicou esse processo: “A vinda da comissão visa estudar essa questão. Através de reuniões, buscamos ouvir os indígenas de diversas etnias, para discutir e estabelecer critérios, a fim de mudar e adaptar uma resolução antiga.”

Ele conta, também, que há uns dez anos o CEP da Ufac foi fundado. “O da Fundacre já existia”, lembrou. “Agora temos mais um recém-formado, que é o da Uninorte, e um em via de ser legalizado, o CEP do campus Floresta da Ufac.”

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação destacou de forma positiva a realização da reunião com a comissão. “A Conep vem para desburocratizar e esclarecer como funcionam os comitês e seus procedimentos, tanto o comitê institucional como para os pesquisadores”, comentou.