Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 06 - Junho > Ufac e Embrapa renovam parceria para fins de pesquisa

Ufac e Embrapa renovam parceria para fins de pesquisa

por daniel.ascom publicado 14/06/2016 11h36, última modificação 14/06/2016 11h36

O reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara, e a vice-reitora Guida Aquino receberam, na tarde desta terça-feira, 31, visita do chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Com o objetivo de renovar a parceria entre as duas instituições, a reunião marcou, também, a proposta de cessão de uma área no município de Cruzeiro do Sul (AC), para fins de pesquisa na área de ciências agrárias.

O termo de cooperação entre Ufac e Embrapa data originalmente de 2010, e pode ser renovado para até 2020. A Embrapa dispõe de uma equipe de pesquisadores que atuam na área de ensino e pesquisa em conjunto com a universidade.

Kinpara destacou que o ponto principal da reunião foi a cessão de uma área de terra em Cruzeiro do Sul. “Esta reunião foi importante para reforçar essa parceria e ampliá-la ainda mais. Mas o ponto alto do encontro foi a cessão de uma área experimental em Cruzeiro do Sul, que irá beneficiar os nossos cursos, principalmente o curso de Agronomia no campus Floresta”, disse.

A área tem cem hectares, fica localizada na margem da BR-364, em Cruzeiro do Sul, a 30 quilômetros do campus Floresta. Faz parte do Polo de Assentamento Santa Luzia e funcionará no sistema de gestão compartilhada, com um escritório da Embrapa no local.

Para o chefe-geral da Embrapa, Eufran Amaral, é importante que o resultado gerado pelas pesquisas, resultantes da parceria entre as instituições, não fique parado nas estantes. “Queremos usar os resultados do programa de pós-graduação para retroalimentar a inovação tecnológica que é feita dentro da Embrapa e ligar isso com políticas públicas”, afirmou Amaral.

Também estiveram presentes o chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Jacson Rondinelli da Silva Negreiros, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Josimar Batista e o Secretário Executivo, Gabriel Dias.

Atualmente, dez pesquisadores da Embrapa desenvolvem trabalhos em parceria com a Ufac. Eles atuam, principalmente, na área de pós-graduação. A parceria entre as instituições também compreende um programa de estágio de alunos da Ufac nas dependências da Embrapa.