Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 06 - Junho > Ufac e PZ comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente

Ufac e PZ comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente

por daniel.ascom publicado 14/06/2016 11h05, última modificação 14/06/2016 11h05

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do Parque Zoobotânico (PZ), realiza a semana do meio ambiente e desenvolve atividades com o Colégio de Aplicação (CAP) e escolas do entorno do PZ.

Com a realização de palestras, sensibilização sobre as questões ambientais e distribuição de mudas do viveiro do PZ, a Ufac pretende divulgar a importância da conservação e preservação do meio ao nosso redor.

De segunda a sexta-feira desta semana, o PZ receberá estudantes das escolas José Sales de Araújo, Ilka Maria, Alcimar Leitão, Darcy Vargas e do CAP. A programação com os alunos inclui palestra sobre o PZ, histórico de sua criação e sobre seus setores, bem como sobre o meio ambiente; visita à sala temática do PZ; Visita orientada na trilha do PZ e visita ao viveiro e casa do seringueiro. As atividades também ressaltam a importância da existência e sobrevivência do PZ para toda a população de Rio Branco.

Segundo a diretora do PZ, Cristina Boaventura, é importante dedicar uma semana para falar sobre o meio ambiente. E que cada um possa fazer a sua parte na preservação. “As mudanças climáticas estão acontecendo rapidamente: eventos extremos, como grandes cheias ou secas prolongadas, e o aquecimento global cada vez mais rigoroso”, disse. “É importante que cada pessoa possa fazer uma reflexão sobre como pode contribuir. Quando você, na sua casa, economiza água, que é um recurso que pode acabar, já está ajudando o meio ambiente. Reduzir a quantidade de lixo produzido também é importante.”

Cristina acredita que essas mudanças de hábitos acabam influenciando outras pessoas ao redor. “Por isso é importante falar sobre isso o ano todo. Mas nesta semana, nós intensificamos mais essa conversa.”

Durante o final de semana, o PZ irá realizar a distribuição de mudas produzidas no viveiro. Essa atividade é feita em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Sexta-feira, 3, as mudas serão distribuídas no Novo Mercado Velho. Também na sexta-feira, sábado, 4, e domingo, 5, as mudas serão distribuídas no Via Verde Shopping.

Quem estiver no shopping e que consumir alguma bebida, deve guardar o copo descartável e leva-lo ao estande do PZ. Lá será preparada a terra vegetal para que pessoa possa levar a muda no copo. As mudas podem ser utilizadas para arborização da cidade, nos quintais das residências. Essa atividade tem como objetivo sensibilizar a população sobre a questão ambiental.