Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 06 - Junho > Ufac obtém nota 4 em avaliação de recredenciamento do Ministério da Educação

Ufac obtém nota 4 em avaliação de recredenciamento do Ministério da Educação

por daniel.ascom publicado 24/06/2016 05h24, última modificação 24/06/2016 05h24
Publicado por: ContilNet Noticias

A Universidade Federal do Acre (Ufac) recebeu conceito quatro na avaliação de recredenciamento que é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 21. A avaliação leva em consideração as condições de funcionamento e oferta de cursos da instituição.

Uma comissão de avaliadores, formada por três membros, esteve em visita à Ufac entre os dias 13 e 15 deste mês, observando aspectos físicos, pedagógicos e administrativos da universidade, avaliando, ao todo, dez dimensões, que recebiam notas que podem variar de zero a cinco, dentre as quais: ações relativas à inclusão social e atendimento aos discentes; ações relativas a atualização e ampliação do acervo bibliográfico e serviços da biblioteca; sustentabilidade financeira; corpo docente; políticas de ensino, pesquisa e extensão; comunicação com a sociedade e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A Ufac recebeu nota máxima (cinco) nos seguintes critérios: comunicação com a sociedade, políticas de atendimento aos discentes e sustentabilidade financeira. Nos demais critérios, obteve nota quatro.

O reitor da Ufac, Minoru Kinpara, ressaltou que essa é a maior nota que a Ufac já recebeu, em uma avaliação, em toda a história da instituição. “Essa nota representa uma conquista de um trabalho coletivo, que envolve professores, técnico-administrativos e estudantes, que, independentemente de fazer parte da gestão, vestem a camisa da Ufac”, disse. “Isso nos motiva a trabalhar mais, para que possamos aprimorar a qualidade da universidade.”

Kinpara afirmou que a Ufac melhorou muito, principalmente nas condições de trabalho dos seus servidores. “Os itens avaliados não são ligados, necessariamente, à estética da universidade e, sim, a melhorias qualitativas”, lembrou. “Essa avaliação mostra que a Ufac está bonita por fora e por dentro.”

A avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e nos relatórios das autoavaliações individuais de todas as universidades. A avaliação compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), juntamente com o relatório produzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e com o processo de avaliação dos cursos de graduação, em que são analisados pedidos de reconhecimento e renovação de reconhecimento, além do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Segundo o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, a nota quatro na avaliação do MEC coloca a Ufac em um patamar de qualidade desejável. Ele destacou, ainda, que a boa avaliação é resultado da gestão de Kinpara e da vice-reitora Guida Aquino. “Das dez dimensões consideradas no processo de avaliação, sete receberam a nota quatro, ‘muito bom’, e três a nota máxima, cinco, ‘excelente’. O resultado demonstra que a gestão do professor Minoru e da professora Guida obteve avanços na busca da melhoria da qualidade da educação superior, objetivo maior das avaliações do MEC, e representa um ganho para toda a comunidade universitária e acriana”, opinou.

Relatório e avanços

Em um dos itens avaliados com nota cinco: políticas de atendimento aos alunos, os avaliadores afirmaram, em relatório, que “existe coerência das ações de atendimento aos discentes com o que está estabelecido no PDI”. E destacaram ações da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), como a concessão de bolsas, o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (Nai) e a concessão do auxílio de deslocamento intermunicipal.

Para Hid, sob a gestão de Kinpara e Guida, a Ufac avançou muito nas políticas de atendimento aos estudantes, que, segundo ele, são a razão maior de ser da instituição. “Isso ocorreu com a criação da Proaes, o aumento do número de bolsas e auxílios, a melhoria do Restaurante Universitário, o oferecimento de todas as refeições a R$ 1, a melhoria das salas de aula — com climatização e equipadas com recurso audiovisual —, investimentos em laboratórios, a aquisição de novos acervos bibliográficos e a contratação de mais professores”, lembrou o pró-reitor.

Em 2011, data da última avaliação, a Ufac obteve nota três. Em suas considerações finais, os avaliadores afirmaram que, “considerando os referenciais de qualidade dispostos na legislação vigente, nas diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e neste instrumento de avaliação, a Universidade Federal do Acre (Ufac) apresenta um perfil além ao que expressa o referencial mínimo de qualidade”. (Ascom Ufac)