Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 06 - Junho > UFAC SEDIA FÓRUM DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO ACRE

UFAC SEDIA FÓRUM DE ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO ACRE

por daniel.ascom publicado 16/06/2016 11h24, última modificação 16/06/2016 11h24
Publicado por: Jornal Opinião

Com o tema “Cresce Rio Branco, Cresce Acre, Cresce Brasil”, foi aberto nesta terça-feira, 14, no teatro da Universidade Federal do Acre (Ufac), o Fórum de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável do Acre. O evento é uma realização do Sindicato dos Engenheiros do Acre (Senge) e da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).

Estiveram presentes na cerimônia de abertura o reitor da Ufac, Minoru Kinpara; o presidente do Senge, Sebastião Fonseca; o presidente da FNE, Murilo Pinheiros; o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre; o Secretário de Estado de Meio Ambiente, Edgard de Deus; a coordenadora do Núcleo Jovem da FNE, Marcellie Dessimoni; o presidente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah; e a vereadora Rose Costa.

Minoru Kinpara, reitor da Ufac, recebe homenagem dos engenheiros Segundo o presidente do Senge, Tião Fonseca, o objetivo do fórum é poder discutir o desenvolvimento sustentável. “Vamos discutir, aqui, ciência, tecnologia, inovação do desenvolvimento, controle das secas e cheias do rio Acre e a crise atual no Brasil. Será muito produtivo”, disse. O evento tem três painéis temáticos: estudo de viabilidade e risco para regularização de vazão/controle das secas e cheias do rio Acre; produção agroindustrial —exploração da reserva de bambu no comércio internacional; e mobilidade urbana.

Para Kinpara, discutir o desenvolvimento da região na universidade é importante para que se possa trazer à tona o conhecimento científico que está sendo produzido por pesquisadores. “A estrutura curricular dos nossos cursos é voltada para o desenvolvimento da Amazônia e do Estado com respeito ao meio ambiente. Estar no centro das discussões que serão feitas aqui é importante para Ufac, para que possamos seguir firmes na missão de formar profissionais e produzir pesquisas que propiciem o desenvolvimento local sem a destruição do nosso patrimônio ambiental”, destacou o reitor, que foi um dos grandes homenageados da noite, pelos serviços prestados à frente da universidade responsável pela formação e capacitação do maior número de engenheiros do Estado.

Durante o evento, foram distribuídos exemplares da edição especial da revista “Acre Engenharia”, que traz um levantamento completo das condições geológicas e hidrológicas do rio Acre. O material foi colhido a partir da Expedição Rio Acre, que levou engenheiros, pesquisadores e gestores ambientais a percorrer toda a bacia do rio Acre, partindo de Porto Acre e chegando a Assis Brasil. A revista apresenta um levantamento de dados científicos e relatórios técnicos que tem como objetivo subsidiar estudos de viabilidade e risco para implantação de medidas estruturantes de regularização de vazão e contenção de enchentes.(Asscom/Ufac)