Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 07 - Julho > Estudantes universitárias espalham cartazes pela Ufac para conter assédio e machismo

por daniel.ascom publicado 07/07/2016 13h46, última modificação 07/07/2016 13h46
Publicado por: A Gazeta

“O cartaz é meio agressivo, mas não é nada comparado ao que é escutado em sala, ou aos assédios que muitas sofrem”, explicou a acadêmica de jornalismo e criadora da arte Ana Luiza Lima. Essa foi a alternativa encontrada para expressar a indignação de ouvir piadas machistas dentro da sala de aula, além de ser sentir ofendida juntamente com outras colegas.

Após fazer e publicar em seu perfil na rede social, Ana Luiza não esperava, mas houve uma repercussão grande. “Foi aí que várias pessoas comentaram dizendo que ajudariam, que era importante, que também queria fazer para colocar em outros blocos outras universidades”, lembrou a estudante.

Os cartazes colados nos corredores da Universidade Federal do Acre (Ufac) devem encorajar as vítimas a denunciar seus agressores, apontou a estudante. “A ideia é criar uma rede de apoio e um material para entregar para a reitoria pedindo providências”.

Segundo Ana Luiza que participa de um projeto de extensão com a professora Madge Porto e a Vânia Damasceno, ambas do curso de psicologia.

“Esse projeto é exatamente para falar sobre assédio dentro da universidade. Durante a pesquisa para a produção de uma matéria, conseguimos o registro de apenas um caso na ouvidoria. Mas a gente sabe que tem muito mais por aí. Só que o povo não sabe como denunciar ou não bota fé mesmo, porque sabe que nada vai ser feito”, ressaltou.

“O cartaz é para quem a carapuça servir, é para dar um cutucão mesmo e fazer a pessoa se questionar se é para ele ou não”, destacou a estudante.

Quem quiser copiar a arte, imprimir e colar por aí é só entrar na página do@BatePapoFeminista.Acre