Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 07 - Julho > Primeiro Hackathon do ano será realizado nesta semana na Ufac

Primeiro Hackathon do ano será realizado nesta semana na Ufac

por daniel.ascom publicado 18/07/2016 06h38, última modificação 18/07/2016 06h38
Publicado por: Agencia de Noticias

O HackathonO Hackathon universitário será realizado na Ufac nos dias 15 e 16 de julho (Imagem: Divulgação)

Em um único espaço por 24 horas seguidas, programadores, designers e demais profissionais ligados ao desenvolvimento de softwares se reúnem em equipes para propor uma solução que irá beneficiar a problemática que for lançada como tema.

Esta é a proposta do primeiro Hackathon universitário, que será realizado nos dias 15 e 16 deste mês, a partir das 19 horas, no prédio do Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (Nurca), da Universidade Federal do Acre (Ufac).

A inscrição é gratuita, e pode ser feita online até o dia 14 deste mês. Outros três eventos serão realizados ao longo do ano na União Educacional do Norte (Uninorte), na Faculdade Meta (Fameta) e no Instituto Federal do Acre (Ifac).

De acordo com o analista de sistemas da Sect, Israel Braga, serão cem vagas, divididas em 50 desenvolvedores, 25 designers e 25 negociadores.

“Cada pessoa se inscreve individualmente, e no local serão divididas as equipes. Dessa forma, será promovido um intercâmbio entre diversos profissionais da área, proporcionando a troca de experiências entre eles”, diz.

Ao longo do dia, mentores estarão orientando as equipes. Ao final, os três melhores projetos serão escolhidos por uma banca julgadora, e a ideia é de que os vencedores representem cada universidade do Demo Day, evento de inovação previsto para novembro deste ano.

Segundo Leonardo Fleming, vice-campeão do Hackathon 2015, a participação abriu portas para diversos novos projetos. “Lá, tive ajuda de mentores e outros profissionais com quem pude conversar e trocar ideias. Após ser um dos primeiros colocados, várias novas oportunidades surgiram, o que ajudou muito na minha carreira”, conta.

O Hackathon é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sect), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação dos Jovens Empresários e Empreendedores do Acre (Aje/AC) e Ufac