Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 08 - Agosto > Alunos da Ufac levam esporte e lazer a crianças carentes de Rio Branco
conteúdo

Alunos da Ufac levam esporte e lazer a crianças carentes de Rio Branco

por daniel.ascom publicado 29/08/2016 06h06, última modificação 29/08/2016 06h06
Publicado por: Ac 24 Horas

geral_3-14

O Programa de Educação Tutorial (PET) de Educação Física da Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio de parceria com as Forças Armadas, trabalha esporte e lazer com crianças atendidas pelo Programa Forças no Esporte (Profesp). A parceria entre as duas instituições data do início de 2016 e beneficia 118 crianças em Rio Branco.

O Profesp é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, juntamente com outros órgãos federais. O Ministério do Esporte é responsável pelo material esportivo e pelo pagamento de professores e estagiários. O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, por sua vez, responde pela alimentação. O programa busca promover a integração social e o desenvolvimento humano por meio da prática esportiva com crianças entre 7 e 17 anos, em contexto de vulnerabilidade social.

Durante três dias na semana, os alunos do PET Educação Física desenvolvem as atividades esportivas do programa, em apoio aos profissionais de Educação Física das Forças Armadas. Em Rio Branco, as atividades acontecem no 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º BIS), na Associação dos Subtenentes e Sargentos e no Círculo Militar.

Para o aluno do PET Educação Física, Cassio Barbosa, o trabalho desenvolvido no Profesp tem um impacto significativo na vida das crianças. “E também na minha formação acadêmica, pois o PET me prepara para o mercado”, disse. “Eu sairei com mais experiência do que os demais alunos da graduação. O PET nos destaca.”

Para a tutora do PET, professora Maria do Socorro Craveiro de Albuquerque, o Profesp proporciona um espaço importante para formação docente e um momento para qualificação profissional. “Os alunos colocam em prática o que eles aprendem em sala de aula e eu, como bolsista do programa e professora de várias disciplinas no curso de Educação Física, tenho um espaço para testar teorias”, afirmou.

A tutora ressaltou a importância da parceria entre as instituições e destacou o tratamento que as crianças recebem no programa. “Além de fortalecer as relações interinstitucionais, estamos, do ponto de vista social, proporcionando para as crianças uma alimentação balanceada e um espaço com piscina, quadra para prática esportiva, campo de futebol, sala de áudio e vídeo, sala de dança, quadra de tênis e trilha para caminhada em contato com a natureza. São espaços e momentos formativos que eles, pela condição socioeconômica, não teriam acesso”, destacou Maria do Socorro.

Segundo ela, além de um espaço de extensão, o programa gera pesquisas. “Os alunos precisam fazer o TCC [trabalho de conclusão de curso] e esse espaço, que é formativo, vai resultar em vários TCCs”, lembrou. “Com foco na questão metodológica ou do ponto de vista da política pública, pode-se verificar o impacto do programa. E todos os alunos do PET Educação Física estão fazendo seus projetos de pesquisa.”

O coordenador-geral do Profesp, primeiro-tenente do 4º BIS, Marcelo dos Santos Escobar, acredita que as parcerias ajudam a qualificar o programa. “Quanto mais profissionais de diferentes áreas tivermos, trabalhando junto ao programa, mais qualificado ele fica”, ressaltou. “Essa criança que não tinha oportunidade de acesso a algumas atividades, vai tê-la no programa. E a parceria com o PET Educação Física é fundamental, pois fornece material humano qualificado.”

O programa conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Seme), que cuida da seleção dos participantes. O coordenador de Educação Física da Seme, Márliton Páscoa, afirma que o requisito principal de seleção é ser participante do programa Bolsa Família. “As vagas são limitadas, por isso selecionamos crianças em casos graves de vulnerabilidade social”, explicou. “As crianças gostam muito do Profesp, pelo qual são tratadas com carinho, são bem alimentadas, praticam esportes e têm oportunidades que não tinham no ambiente em que estavam.”

Confira os alunos integrantes do PET Educação Física da Ufac: Amanda Souza da Silva, Anderson Pereira Evangelista, Cassio Barbosa da Cunha, Felipe Lima de Souza, João Antonio Nascimento de Souza Júnior, Pedro Yvo, Raimundo Luciano Lima Martins, Risla Silva e Silva, Ronilson Araujo da Silva, Rudah Rodrigues Barreto, Savio Vieira dos Santos e Vanda Silva de Souza.

PET

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas instituições de ensino superior do Brasil, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Atualmente, o PET conta com 842 grupos, distribuídos entre 121 instituições de ensino superior do país, envolvendo cerca de 12 mil universitários.

PET na Ufac

Na Ufac, existem nove Programas de Educação Tutorial em andamento. Seis grupos de cursos específicos: PET Agronomia (Cruzeiro do Sul), PET Agronomia (Rio Branco), PET Educação Física, PET Geografia, PET Economia e PET Letras. Três de Conexões de Saberes: Matemática, Comunidades Quilombolas e Comunidades do Campo e Comunidades Indígenas. Ao todo, 96 alunos da instituição são beneficiados pelo programa mantido pelo Ministério da Educação.

Programa Forças no Esporte

Os esforços empreendidos concentram-se na inclusão social, valorização da cidadania, inserção no trabalho e realização de atividades físicas, esportivas e de lazer.

O projeto está presente em 74 cidades de 25 estados, em instituições vinculadas à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica. Além disso, as Forças Armadas oferecem serviço médico, odontológico, de assistência social, transporte, coordenadores e monitores das organizações militares.

As atividades do programa Forças no Esporte beneficiam, anualmente, em torno de 16 mil crianças e adolescentes.

Ascom Ufac

 

http://www.ac24horas.com/2016/08/22/alunos-da-ufac-levam-esporte-e-lazer-a-criancas-carentes-de-rio-branco/?doing_wp_cron=1472481818.3450520038604736328125