Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 08 - Agosto > Jenilson Leite sugere criação de cotas para estudantes acreanos que desejam entrar na Ufac

por daniel.ascom publicado 15/08/2016 06h41, última modificação 15/08/2016 06h41
Publicado por: A Gazeta

O líder do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Jenilson Leite, propôs na manhã desta quarta-feira, 3, durante sessão ordinária, a disponibilização de cotas para os estudantes acreanos que buscam ingressar na Universidade Federal do Acre (Ufac).

Segundo o parlamentar, atualmente, os acreanos estão sendo prejudicados, haja vista que a maioria da vagas dos cursos mais procurados, como Medicina, por exemplo, são ocupadas por estudantes de outros Estados.

“Embora o ensino médio do nosso Estado tenha tido avanços consideráveis, ainda assim, temos que convir que nas cidades grandes, os estudantes saem mais bem preparados que os nossos. Eles acabam ocupando as vagas em cursos como Direito, Medicina e Engenharia, tirando a oportunidade dos nossos estudantes e quando terminam o curso acabam voltando para seus Estados, nos deixando sem profissionais para atuar por aqui”, disse Jenilson.

Ele pontuou que esteve conversando com o movimento estudantil que, por sua vez, solicitou o apoio do parlamento estadual para dar uma solução ao problema. “Recentemente estive em conversa com os movimentos estudantis acreanos para tratarmos acerca desse assunto. Na ocasião, me foram apresentadas algumas sugestões que considero serem viáveis no sentido de trazer uma resposta para esse problema”.

“Precisamos estipular um número de vagas para nossos estudantes nos cursos de Medicina e Direito. Hoje, no máximo dois ou três acreanos cursam Medicina na Ufac. Precisamos oferecer condições para que nossos estudantes disputem em condições de igualdade”.

Ele pontuou que algumas universidades da Região Norte já aderiram a essa ideia. “O ideal seria que as faculdades estabelecessem um tipo de cota para os estudantes locais. Isso evitaria que importássemos profissionais da área médica. Muitas faculdades do norte, por exemplo, já estão disponibilizando a seus acadêmicos vagas através de um mecanismo de cota regional. Essa também seria uma solução viável, haja vista que poderíamos conceder aos estudantes da região Norte uma bonificação em pontos”.