Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 08 - Agosto > Senador Jorge Viana discute com Minoru parceria entre Ufac e Universidade de Pequim

por daniel.ascom publicado 26/08/2016 06h44, última modificação 26/08/2016 06h44
Publicado por: ContilNet

O senador Jorge Viana se reuniu na manhã desta terça-feira (16) com o reitor da Ufac Minoru Kimpara e a vice-reitora Guida Aquino para tratar da possibilidade de parceria entre a universidade acreana e a universidade chinesa Beijing Jiaotong University (BJTU), localizada em Pequim. Durante missão que participou na China no mês de julho, o parlamentar se reuniu com o reitor da BJTU, Ning Bin, e discutiu a proposta de uma cooperação entre as duas entidades, com oferta de bolsa de estudos para jovens universitários acreanos.

Como vice-presidente do Senado Federal, Jorge Viana chefiou a delegação brasileira na China para tratar de questões relacionadas à possível construção da Ferrovia Bioceânica. Parte dos debates aconteceram na Beijing Jiaotong University, considerada uma instituição com grande expertise na área de transporte, tanto transporte urbano como transporte de carga (sobretudo de soja e minério). A proposta de parceria incluiria oportunidade de estudo na área de transporte e também no estudo do mandarim.

Minoru_Ufac

Senador Jorge Viana em conversar com Reitor da Ufac, Minoru Kimpara /Foto: Assessoria

“Sinceramente, eu penso que a universidade não pode ser algo apartado do desenvolvimento. Aliás, tenho visto vários exemplos no mundo que comprovam que o crescimento econômico e social só é possível a partir do conhecimento e, por isso, as universidades precisam estar no centro do projeto de desenvolvimento. Aqui no Acre temos que aproveitar todas as oportunidades que tivermos para que a nossa Ufac possa se inserir em projetos grandiosos, como esse da Ferrovia Bioceânica, por exemplo. E que também estabeleça parcerias, intercâmbios, para que possamos fazer parte da construção de um futuro melhor para todos”, disse Jorge Viana.

Para Minoru Kimpara, parcerias como essas são fundamentais para o desenvolvimento não só da Ufac mas de todo o estado do Acre: “Sempre que o senador Jorge Viana vem nos encontrar ele traz uma novidade, uma ajuda, uma oportunidade. Dessa vez não foi diferente e ficamos muito entusiasmados com o que foi conversado durante este encontro. Principalmente com essas oportunidades que se abrem a partir da visita do senador a China. Essa é uma oportunidade de trocar conhecimento e cultura. Gostaria muito de agradecer o Jorge, que desde quando era governador, e agora como senador, sempre foi um grande parceiro da Ufac”.

(Da Assessoria)