Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 08 - Agosto > Ufac assina contrato para projeto do Hospital Universitário

Ufac assina contrato para projeto do Hospital Universitário

por daniel.ascom publicado 15/08/2016 06h40, última modificação 15/08/2016 06h40
Publicado por: A Gazeta

A Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Consórcio MBM assinaram na manhã desta quarta-feira, 10, o contrato para a prestação de serviços de elaboração do projeto arquitetônico do primeiro Hospital Universitário do Estado.

Durante a solenidade de assinatura do contrato, foi apresentada, ainda, a comissão responsável por acompanhar o andamento dos serviços, formada por técnico-administrativos e professores.  O espaço vai aliar ensino prático a estudantes da área de saúde e atendimento médico gratuito à população.

De acordo com o reitor da Ufac, Minoru Kinpara, o hospital será um espaço que atenderá as funções da universidade em seu pilar, concentrando, no mesmo espaço, ensino, pesquisa e extensão.

“Será um hospital escola que atenderá, ao mesmo tempo, a população carente de serviço gratuito de saúde e os nossos alunos nas atividades de aprendizagem prática. Tudo em alto padrão”, destacou Minoru.

O pró-reitor de Planejamento da Ufac, Alexandre Hid, comentou que essa é uma conquista, fruto do trabalho árduo desenvolvido pela atual gestão.

“Para a Ufac, é uma grande vitória poder fazer parte das seis instituições de ensino do Brasil que serão beneficiadas com a construção de novos hospitais universitários no país”.

Ao todo, serão construídos 40 mil metros quadrados em área localizada dentro do campus sede da Ufac. O hospital deve disponibilizar 300 leitos de internação e oito unidades de tratamento intensivo. A expectativa é empregar mais de 1.400 novos servidores.

A partir da assinatura, a empresa contratada terá oito meses para apresentar o projeto final do hospital, no qual deverão constar projetos de fundações de estrutura híbrida de concreto; instalações hidráulicas e sanitárias com aproveitamento de água de chuva; drenagem de águas superficiais e contenção de cheias; prevenção contra incêndios; rede lógica e de energia; acústica de auditório; elevadores e instalações mecânicas; ar-condicionado e ventilação mecânica; topografia e sistema viário.

Este é um momento que não vai se comparar ao de inauguração do hospital, mas que é fundamental. Trata-se do início de um projeto que representa o crescimento da universidade e que, sem dúvida, entrará para a história não só da instituição, mas do Estado”, completou o reitor.

O Hospital Universitário é resultado de uma conversa iniciada em 2013 e tem apoio oferecido pelo Ministério da Educação, através do programa Mais Médicos, com a disponibilização de R$ 252 milhões para construção e aparelhamento do espaço.

Vale ressaltar que o investimento total necessário para construção do hospital encontra-se garantido no Plano Plurianual do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão do governo federal. Além do Acre, serão construídos hospitais escola em Rondônia, Roraima, Amapá, Tocantins e Paraíba. (Com informações Ascom Ufac)