Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 09 - Setembro > Engenheiro florestal flagra pica-pau-amarelo em campus da Ufac
conteúdo

Engenheiro florestal flagra pica-pau-amarelo em campus da Ufac

por daniel.ascom publicado 28/09/2016 05h23, última modificação 28/09/2016 05h23
Publicado por: G1 Ac

Uma imagem feita no Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre (Ufac) mostra um pica-pau-amarelo em uma árvore que fica dentro da área, que é protegida na capital acreanaRio Branco. A imagem foi feita pelo engenheiro florestal Quelyson Souza, na manhã desta segunda-feira (27), em Rio Branco.

O engenheiro, que faz mestrado na universidade, disse que é comum encontrar várias espécies de animais pelo parque que foi instalado dentro da floresta.

"É um animal comum aqui na Amazônia. A sala de aula do mestrado fica cercada de floresta, então, a gente vê de tudo aqui, como cobra, pássaro, anta, capivara e outros", contou.

Souza afirmou que tem o costume de deixar registrado momentos como esse. "Eu, que sou engenheiro florestal e trabalho como fiscal do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), sempre dou valor a esses acontecimentos. Quando me deparo com a natureza assim tão de perto, sempre procuro fazer esses registros", disse.

A bióloga Joseline Guimarães explicou ao G1 que o animal pertence a espécie Celeus Flavus, popularmente conhecida pica-pau-amarelo, e é muito comum na região da Amazônia Brasileira, boliviana e Peruana, também nos estados de Alagoas e Espírito Santo.

"O habitat desse animal é em florestas de capoeira, e de várzea, encontrado também em plantações de cacau. Ele alimenta-se de formiga, eventualmente frutos e até insetos. O pica-pau-amarelo não está na lista de ameaçados de extinção", informou a bióloga.

Pica-pau-amarelo  (Foto: Quelyson Souza/Arquivo pessoal)Pica-pau-amarelo foi flagrado nesta terça (27) em Parque no Acre (Foto: Quelyson Souza/Arquivo pessoal)