Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 09 - Setembro > Fotógrafo Sebastião Salgado concederá palestra na Ufac

Fotógrafo Sebastião Salgado concederá palestra na Ufac

por daniel.ascom publicado 25/10/2016 11h33, última modificação 25/10/2016 11h33
Publicado por: Agencia de Noticias

(Foto: Gleilson Miranda/Secom)Sebastião Salgado esteve no Acre em março deste ano para realizar trabalho com os povos indígenas Ashaninkas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O renomado fotógrafo Sebastião Salgado concederá a palestra “Sebastião Salgado – Uma História de Vida”, na quinta-feira, 22, a partir das 19h30, no Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac). A oportunidade é uma realização do governo do Estado, gabinete do senador Jorge Viana e Ufac.

O evento é voltado para os sindicatos de fotógrafos, jornalistas, Instituto Acreano de Imagens, estudantes de Jornalismo e Artes Cênicas e a sociedade civil.

Salgado esteve no Acre em março deste ano, quando realizou um trabalho com os povos indígenas Ashaninkas do Rio Amônia, em Cruzeiro do Sul.

(Foto: Alexandre Noronha/Secom)Em reunião, os representantes dos órgãos responsáveis pelo evento fecharam os últimos detalhes (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Na mesma época, o fotógrafo se encontrou com o governador Tião Viana, o senador Jorge Viana e a equipe de governo para uma conversa, que girou em torno da viagem ao interior do estado e da formação política e social da Amazônia, com foco especial nos indígenas que habitam a floresta do Acre.

A secretária de Comunicação, Andréa Zílio, destaca que nesta segunda visita, graças a articulação do senador, governador e reitor Minoru Kinpara, será uma conversa aberta a todos que tiverem interesse em ouvi-lo.

“Sebastião Salgado é um ícone da fotografia, e por meio de suas lentes, vimos muito do Brasil e de outros cantos do mundo. Esse, com certeza, será um momento maravilhoso dele com os profissionais do Acre, acadêmicos e todos que comparecerem”, diz.

De acordo com o assessor do senador Jorge Viana, Marcos Vinicius Neves, a vinda do fotógrafo ao Acre partiu, inicialmente, de convite do parlamentar. “Sabemos que Sebastião Salgado é um profissional renomado e seus trabalhos têm grande repercussão e importância mundo afora. Devido a isso, o senador não mediu esforços para que a vinda dele fosse possível”, ressalta.

Para o fotógrafo e presidente do Instituto Acreano de Imagens, Marcos Vicentti, esse é um momento único para os profissionais da imagem do Acre. “Será como uma aula participar essa palestra. Só de ouvir Sebastião Salgado aprendemos muito, pois é uma história de vida”, destaca.

Sobre Sebastião Ribeiro Salgado Júnior

Sebastião Ribeiro Salgado Júnior nasceu em Aimorés (MG), em 1944. É doutor em economia e durante o período entre 1971 e 1973, trabalhou para a Organização Internacional do Café, em Londres. Já quando estava em uma viagem na África, onde coordenava um projeto sobre a cultura do café em Angola, decidiu tornar-se fotógrafo.

Enquanto estava em Paris, documentou perturbados acontecimentos sociais e políticos na Europa e na África. Realizou viagens pela América Latina, entre 1977 e 1984, onde documentou as condições de vida dos camponeses e dos índios, que se encontram no livro “Autres Ameriques”, de 1986.

Trabalhou por 15 meses com o grupo francês Médicos Sem Fronteiras, percorrendo a região do Sahel, na África, e registrando a devastação causada pela seca na década de 1980. Já entre 1986 e 1992, produziu a série “Trabalhadores”, em que documentou o trabalho manual e as árduas condições de vida dos trabalhadores em várias regiões do mundo. Em 1994, criou sua própria empresa: a Amazonas Imagens.