Você está aqui: Página Inicial > Notícias da UFAC > Ufac na Imprensa > Edições 2016 > 09 - Setembro > Ufac sedia semana de Ciência e Tecnologia a partir desta terça (13)

Ufac sedia semana de Ciência e Tecnologia a partir desta terça (13)

por daniel.ascom publicado 15/09/2016 05h26, última modificação 15/09/2016 05h26
Publicado por: G1 Ac

Com mais de 200 inscritos e exposição de 30 trabalhos e pesquisas de 16 instituições do acreanas, começa nesta terça-feira (13) a 12° Semana de Ciência e Tecnologia do Acre. O evento vai até o dia 25 deste mês.

Para participar das atividades da Semana, sediado no Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), é preciso se inscrever no site do evento.
Entre as atividades estão previstas palestras, minicursos, oficinas, experimentos científicos  e apresentação de artigos.

SBPC Acre (Foto: Denis Henrique/G1)Evento é realizado na Ufac atpe 25 de setembro
(Foto: Denis Henrique/G1)

Para a secretária de Ciência e Tecnologia do Acre, Renata Souza, o estado tem aumentado o número de interessados nas áreas no decorrer dos anos.

“A cada ano a gente vem avançando, tanto no número de atividades quanto no numero de pessoas. Ano passado nós ficamos com as atividades da semana de tecnologia em sexto lugar no número de atividades e em segundo lugar no número de alcance, no ranking nacional”, explica Renata.

Renata diz ainda que nas outras edições o evento era levado para os outros municípios, mas neste ano, para reter gastos, a programação é realizada apenas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Para incluir todo o estado, o evento está trazendo os participantes para as cidades realizadoras.

O tema desta edição, “Ciência Alimentando o Brasil”, foi definido para todo o país e cada estado deve fazer um evento entre os meses de setembro e novembro. A proposta é reunir os melhores trabalhos de estudantes das universidades e instituições de pesquisa. A programação completa pode ser conferida no site.

Viver Ciência

Durante a Semana de Ciência e Tecnologia ocorre também a Mostra de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Acre (Viver Ciência), de 13 a 16 deste mês, também na Ufac. A programação pode ser conferida pelo Caderno de Programação do evento.

Segundo Renata Souza, o evento apresenta trabalhos de alunos das escolas públicas, desde as séries do ensino fundamental. Ela caracteriza a Mostra como uma grande feira de ciências. Para a secretária, esta união dos eventos traz como ponto positivo, também, a união de alunos de diversos níveis, do primário aos universitários e pesquisadores.

Profissionais em tecnologia participam da 1ª Hackathon na Ufac de Rio Branco (Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre)Durante a semana também serão realizados duas
Startups weekend  (Foto: Reprodução/Rede
Amazônica Acre)

Startups
Dentro da programação estão ainda dois Startups. O primeiro em Cruzeiro do Sul, de 16 a 18 de setembro e o segundo, que vai encerrar as programações, em Rio Branco, de 23 a 25. Os dois possuem 54 horas de duração.

“Cada dia mais a tecnologia se insere no cotidiano nosso e cada vez de uma forma mais natural. A demanda que a gente tem de tecnológico é primordial porque se torna rotineira”, finaliza.