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Escola de Formação - Esfor

por Ascom-01 publicado 26/11/2015 09h56, última modificação 14/01/2016 14h52

A docência no ensino superior é uma atividade complexa e, por conseguinte, exige o domínio de múltiplos saberes que precisam ser apropriados e compreendidos em suas relações. Geralmente, o que percebemos é que, devido às rotinas que se estabelecem nas Instituições, os professores têm poucos momentos de interlocução, de troca e de compartilhamento de conhecimentos, principalmente, de conhecimentos pedagógicos que poderiam auxiliar na melhoria de sua prática e, portanto, na qualidade dos processos formativos. Tal situação tende a resultar no exercício solitário da docência, onde cada um se encontra “respaldado apenas em pendores naturais, saberes advindos do senso comum da prática educativa e na experiência passada como alunos do ensino superior”, como alerta Morosin e Morosin (2006, p.59).

Nesse contexto, destaca-se, a Ufac implementará, a partir do 2/2015, uma política de formação continuada que privilegie, entre outros aspectos, a discussão e reflexão acerca da relação teoria/prática, da articulação entre a formação inicial e a formação continuada, da interdisciplinaridade, da gestão democrática, da formação cultural e da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão.

OBJETIVOS:

Promover a formação continuada com vistas ao desenvolvimento profissional dos docentes da Universidade Federal do Acre, com centralidade na docência;

Qualificar as competências dos docentes da Universidade Federal do Acre, no que se refere: (a) as políticas públicas do Ensino Superior; (b) as questões legais que determinam a gestão da Universidade; (c) as questões epistemológicas que permeiam as salas de aula, na Universidade; (d) aos planejamentos das situações de ensino; (e) as metodologias e utilização de estratégias e recursos pedagógicos;  (f) aos processos de ensino e de aprendizagem e (g) aos processos de avaliação dos estudantes;

Consolidar a identidade didático-pedagógica por meio de reflexões sobre temáticas educacionais, para que estas se tornem cada vez mais presentes no cotidiano das salas de aula;

Promover momentos de discussão para que seja compreendida a relevância da articulação entre os projetos pedagógicos dos cursos, os planos de ensino das disciplinas e as práticas pedagógicas desenvolvidas em sala de aula;

Viabilizar a formação pedagógica em docência na educação superior e/ou em gestão acadêmica empreendedora.

Fomentar práticas de intercambio acadêmico docente para promover a troca de experiências e de conhecimentos, o contato com outras realidades acadêmicas, a realização de pesquisas e/ou a participação em cursos, encontros e conferências em instituições conveniadas com a Universidade Federal do Acre.

Identificar, valorizar e divulgar o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras.

 

AÇÕES:

I – Ambientação Acadêmica

Temas: Plano de Desenvolvimento Institucional, Planejamento Estratégico, Regimento Geral, Estatuto, Legislação Educacional, Plano de Cargos e Salários, Progressão Funcional, Controle e Registro Acadêmico, Portal do Professor, Acesso ao Acervo Bibliográfico interno e Capes, Comissão Própria de Avaliação, Política de Inclusão e Acessibilidade, Política de Pós-Graduação e Pesquisa, Política de Extensão e Política de Ensino. 

Periodicidade: semestral, com edições extras conforme a demanda

Carga horária: 20 horas

II – Formação Continuada

Temas: Políticas Públicas do Ensino Superior, Epistemologia e salas de aula na Universidade,  Planejamentos de situações de ensino,  Metodologias e utilização de estratégias e recursos pedagógicos,  Processos de ensino e de aprendizagem e Avaliação dos estudantes.

Demais temáticas serão definidas a partir da análise dos dados coletados por meio das avaliações das disciplinas, que ocorrer semestralmente.

Periodicidade: mensal

Carga horária: 4 horas/encontro

III – Intercâmbio Docente 

Para promover a troca de experiências e de conhecimentos, o contato com outras realidades acadêmicas, a realização de pesquisas e/ou a participação em cursos, encontros e conferências em instituições conveniadas com a Universidade Federal do Acre.

Periodicidade: anual

Carga horária: 40 a 160 horas

IV – Especialização em Docência na Educação Superior

Temas: Trajetória Histórica da Educação Superior; Abordagens Epistemológicas e Educação: Tendências Atuais do Pensamento Pedagógico; Dimensões do Projeto Pedagógico e a Aula na Universidade; Ensino com pesquisa e extensão; Inovações Pedagógicas e a Aula na Universidade; Mediação Pedagógica em Salas de Aula na Universidade; O Ensino e a Construção do Conhecimento na Sala de Aula na Universidade; Planejamento da Ação Pedagógica na Educação Superior; Profissionalização da docência: identidade docente na Universidade; Avaliação da Aprendizagem na Universidade e Pesquisa em Educação.

Periodicidade: anual

 Carga horária: 360 horas 

 V – MBA em Gestão Acadêmica Empreendedora

Temas: Trajetória Histórica da Educação Superior; Políticas Públicas e Educação Superior; Aspectos Legais da Gestão Acadêmica; Regulação e Normatização da Educação Superior; Plano de Desenvolvimento Institucional; Gestão de Currículos na Universidade; Sistema de Avaliação Institucional, Princípios da Gestão Educacional Empreendedora; Gestão de Pessoas em Ambiente Acadêmico, Práticas Organizacionais na Universidade; Planejamento, Comunicação e Marketing Educacional, Liderança, Ética Comportamento Organizacional e Pesquisa Aplicada.

Periodicidade: anual

Carga horária: 360 horas 

VI – Mostra de Práticas Pedagógicas Inovadoras

Momento para socializar práticas pedagógicas desenvolvidas nas salas de aula, na Universidade Federal do Acre, que garantem o entrelaçamento do conhecimento disciplinar, com ações de pesquisa e/ou extensão, enfatizando a articulação teoria/prática, as inovações tecnológicas, as linguagens oral e escrita, o movimento, os jogos, as dinâmicas, a música, entre outras.