Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Academia popular será instalada no campus sede da Ufac

Academia popular será instalada no campus sede da Ufac

por Ascom-01 publicado 11/03/2016 09h47, última modificação 11/03/2016 09h47
Equipamentos foram adquiridos pela prefeitura de Rio Branco por R$ 35 mil; comunidades acadêmica e externa serão beneficiadas

A Universidade Federal do Acre (Ufac) irá receber uma academia popular e um Núcleo de Vida Saudável, através do programa de Promoção à Saúde da prefeitura de Rio Branco. O anúncio foi feito na manhã dessa quinta-feira, 10, durante reunião entre o reitor Minoru Kinpara, a vice-reitora Guida Aquino e o prefeito Marcus Alexandre. A parceria beneficiará cerca de 12 mil estudantes, 1.500 servidores, além da comunidade externa.

Atualmente, o campus sede da universidade já é procurado para prática de atividades físicas, como caminhada, corrida e ciclismo. O curso de Educação Física, por meio de projetos de extensão, também oferta atividades de esporte e lazer, como hidroginástica, natação, dança, ginástica, musculação, caratê, dança do ventre, ginástica laboral e caminhada orientada. A partir da implantação da academia a céu aberto e do Núcleo de Vida Saudável, a expectativa é alcançar um número ainda maior de novos praticantes de atividades físicas e promover a qualidade de vida.

“A partir da revitalização dos nossos espaços, reabertura dos lagos e melhoria dos acessos, a universidade transformou-se em um espaço de referência também para prática de atividades físicas. Pelo ar puro e a área verde, muita gente prefere o interior do campus para cuidar do corpo e da saúde”, disse o reitor. “Abrigar esses aparelhos de academia representará um ganho enorme para toda a comunidade acadêmica.” A solicitação para implantação da academia popular na Ufac foi da vereadora Rose Costa.

O prefeito Marcus Alexandre destacou a importância da parceria entre a esfera municipal e a universidade, em benefício da comunidade. “A Ufac, através do curso de Educação Física, nos ajuda a executar diversas políticas de esporte e lazer, como realização de campeonatos e disputas entre regionais do município”, frisou. “Trazer esse novo núcleo e essa nova academia para a universidade é fortalecer esse laço vitorioso e investir na saúde da comunidade acadêmica e do entorno.”

Projetos

A academia popular ao ar livre é composta de dez aparelhos básicos de baixo impacto físico, que podem ser utilizados sem a presença de profissional de educação física. Hoje, Rio Branco conta com 24 unidades distribuídas em dez regionais do município. Os equipamentos que serão implantados na Ufac foram adquiridos pela prefeitura com recursos próprios, na ordem de R$ 35 mil.

O projeto Vida Saudável desenvolve aulas de ginástica e práticas corporais em espaços públicos, como praças e calçadões. As atividades são acompanhadas por profissionais de educação física, fisioterapeutas e estagiários. Atualmente, o projeto funciona em nove núcleos, atendendo, em média, 600 jovens e adultos e 200 idosos, diariamente.

Postado em: 11/3/2016