Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Acadêmicos de Educação Física realizam 7ª edição de torneio de vôlei para crianças

por Ascom02 publicado 02/02/2015 10h29, última modificação 02/02/2015 10h29
Atividade contou com a presença de ex-participante que hoje integra equipe do São Caetano

Aos 13 anos, ao ensaiar os primeiros ataques na quadra da Universidade Federal do Acre (Ufac), Marcos Santana da Silva não imaginava a guinada que sua vida daria. Estudante, à época, da escola Santiago Dantas, na rodovia Transacreana, onde despertara o interesse pelo esporte, Marcos participou de duas edições do campeonato de minivôlei organizado pelos acadêmicos de Educação Física da Ufac. Dois anos depois, ele comemorava um salto na carreira. Convocado pela Seleção Brasileira de Volêi Infanto-Juvenil e atleta contratado da equipe paulista São Caetano, o jovem acriano mantém-se, hoje, como uma das grandes apostas do esporte.

Ágil, canhoto e alto (ele carrega a marca de 1,95 metro de altura, sem tênis, e ainda sonha em crescer), Marcos diz que não demorou até encontrar a melhor posição em quadra — ponteiro. Difícil, continua ele, foi acreditar em um futuro próspero como esportista. “Tudo começou por influência do meu irmão. De início, eu só queria me ocupar e não ficar em casa sem fazer nada”, confessa modestamente.

“Depois, na escola e aqui na Ufac, eu fui me destacando por algumas características e já comecei a pensar em poder jogar e viajar para outros estados. Morar em São Paulo ou integrar a Seleção Brasileira nunca me passou pela cabeça”, completa  o rapaz que aproveita a temporada de férias do clube para rever a família, os amigos e os incentivadores que o fizeram disputar os Jogos Escolares de 2013, em Belém, onde ele acabou sendo descoberto.

No último sábado, 31, durante a realização da sétima edição do campeonato de minivôlei do curso de Educação Física, o atleta acriano teve a oportunidade de revisitar o passado recente. Conversou com antigos professores. Observou a quadra. Avaliou os participantes. “Assim como eu, outros atletas podem aparecer aqui e ter a oportunidade que eu estou tendo e que está só no começo, mas se depender de mim, crescerá muito mais. Sonho em continuar jogando e poder representar meu país lá fora”, comenta.

Para o professor do curso de Educação Física, Sandro Melo, exemplos como o de Marcos podem, de fato, repetir-se. A busca por novos talentos, o contato das crianças com uma nova modalidade que não o futebol e a experiência dos universitários com o ensino na quadra são os principais objetivos da atividade que se repete semestralmente como parte da avaliação aplicada a estudantes do 6º período do curso na modalidade bacharelado.

“Trata-se de um campeonato com regras adaptadas, mas que obedece, normalmente, a tática da modalidade. Há um ganho para o nosso estudante, que acaba tendo essa experiência técnica, mas também é importante para as crianças e para o esporte local.  Já tivemos, por diversas vezes, a presença de olheiros aqui durante a realização da atividade”, destaca o professor.

Esta edição do campeonato contou com a inscrição de cem crianças com faixa etária até 14 anos. Antes do inicio da partida, os times receberam instruções básicas dos acadêmicos. A atividade estendeu-se por toda a manhã de sábado. “É um torneio dividido em duas fases e que ao final sagra um campeão que recebe absolutamente a mesma premiação das demais equipes. Um lanche, um colete e uma medalha de participação. A ideia é estimular o esporte”, afirma Sandro.

Postado em: 2/2/2015

(Ascom-Ufac)