Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ayahuasca é tema de mesa-redonda realizada pela Ufac

Ayahuasca é tema de mesa-redonda realizada pela Ufac

por Ascom02 publicado 18/10/2016 13h25, última modificação 21/10/2016 15h53

“Ayahuasca na Amazônia Indígena” foi o tema da primeira mesa-redonda a cargo da Universidade Federal do Acre (Ufac) no fórum principal da 2ª Conferência Mundial da Ayahuasca. O evento, que acontece no campus sede da Ufac até sábado, 22, pretende estimular o debate e o intercâmbio de conhecimentos através da interação entre povos indígenas, comunidades religiosas e cientistas de diferentes áreas.

Com moderação de Jacó Cesar Piccoli, a mesa procurou discutir diferentes aspectos de pesquisas realizadas com povos indígenas da Amazônia Sul Ocidental e que remetem ao universo da ayahuasca. Contou com palestras dos pesquisadores da Ufac Andréa Martini, Leonardo Lessin e Mariana Pantoja. O sertanista da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antônio Macêdo, também participou do debate.

Piccoli ressaltou que a mesa procurou difundir o conhecimento produzido pela Ufac, a respeito do tema, com os membros do congresso.

“O estudo realizado pela pesquisadora da Ufac, Marina Pantoja, visou tratar a ayahuasca numa perspectiva de reinvenção étnica. O trabalho do professor Leonardo Lessin procurou enfocar aspectos da cosmopolítica envolvida no processo da ritualização e da religiosidade da ayahuasca. O trabalho da professora Andréa Martini considerou os aspectos iniciais do contato interétnico de como os missionários, que atuaram na região do Alto Juruá e no Juruá como um todo, perceberam a ritualiadade e a cerimonialidade indígena da ayahuasca e trataram essa prática religiosa de forma até etnocêntrica”, apresentou o moderador.

Ele também disse que o congresso dá visibilidade para pesquisas desenvolvidas sobre a ayahuasca em todas as áreas do conhecimento. “Dentro do âmbito das ciências humanas e sociais, o tema da ayahuasca tem sido exaustivamente tratado. Mas existe também outra vertente de estudos que têm a ver com as ciências da natureza, aspectos ecológicos, bioquímicos e de saúde”, explicou. “É um tema que tem sido bastante estudado e de forma bastante abrangente.”

A próxima mesa-redonda de responsabilidade da Ufac acontecerá nesta quarta-feira, 19, às 16h45, no Teatro Universitário. Piccoli apresentará a palestra “Ayahuasca e Resistência Sociocultural dos Povos Indígenas na Amazônia Sul Ocidental Brasileira”.

Postado em: 18/10/2016