Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > CAP publica revista científica on-line

CAP publica revista científica on-line

por Ascom-01 publicado 08/01/2016 15h26, última modificação 08/01/2016 15h26

O Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal do Acre (Ufac) publicou recentemente, em versão on-line, o número 2 da revista científica “South American Journal of Basic Education, Technical and Technological” (volume 2). O periódico, indexado em bases científicas nacionais e internacionais, conta com 21 trabalhos divididos em um editorial, dez artigos originais, quatro relatos de experiência, um relato de caso, um comunicado breve, dois ensaios acadêmicos e dois resumos de dissertações.

O “South American Journal of Basic Education, Technical and Technological” é um periódico de acesso aberto, editado por grupos de pesquisa — o Grupo de Estudo em Saúde, Educação e Biodiversidade (Geseb) e o Grupo de Estudos da Educação, Cultura, Arte e Linguagem (Gecal), do CAP, em colaboração com professores e pesquisadores da América do Sul.

A publicação tem como objetivo criar um canal de comunicação com a comunidade científica, oportunizando espaço para publicação de trabalhos produzidos pela comunidade acadêmica de universidades, institutos, faculdades, centros de pesquisa e escolar de ensino básico técnico e tecnológico da América do Sul.

Completando apenas seu primeiro ano de existência, o periódico encontra-se indexado em várias bases científicas nacionais, como Diadorin, Ibict e Google Acadêmico. E nas bases internacionais ela é encontrada no Latindex, um sistema que reúne revistas científicas de diversas localidades, como América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. Aumentando significativamente a visibilidade da revista e oficializando-a como internacional.

O editor-chefe da revista, professor Dionatas Ulises de Oliveira Meneguetti, afirma que há outras indexações em tramitação. A meta é que nos próximos quatro anos a revista se torne uma referência para a região. “Nossa revista ainda não recebeu a primeira avaliação pelo Qualis/Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior]”, disse. “Estamos trabalhando para que, nos próximos quatro anos, tenhamos, no mínimo, um B2 em algumas áreas da Capes, propiciando assim a solicitação para fazer parte do Scielo, que é a maior base científica de acesso aberto da América Latina.”

A revista está aberta para receber trabalhos para as próximas edições, publicando artigos originais, artigos de revisão, comunicações breves, relatos de casos, relatos de experiência, artigos de opinião, ensaios acadêmicos, editoriais e resumos de TCCs, dissertações e teses. Estas, nas seguintes áreas: biologia e química; física, matemática e informática; geografia, história e humanidades; filosofia e sociologia e teologia; português e literatura; inglês, espanhol e Libras; arte e música; engenharias.

O mais recente número da revista pode ser acessado aqui.

Qualis

Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. A classificação de periódicos é realizada pelas áreas de avaliação e passa por processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade: A1 (o mais elevado), A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C.

Publicado em: 8/1/2016