Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Comissão da programação científica da 66ª Reunião da SBPC se reúne em São Paulo
conteúdo

Comissão da programação científica da 66ª Reunião da SBPC se reúne em São Paulo

por Ascom02 publicado 19/02/2014 09h33, última modificação 19/02/2014 09h33
O tema central da próxima Reunião Anual, sobre ciência e tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras, centralizou o debate

A comissão da programação científica da 66ª Reunião Anual da SBPC se reuniu nesta segunda-feira,17, para debater alguns pontos do maior evento científico do Brasil, que acontecerá de 22 a 27 de julho, na Universidade Federal do Acre (Ufac), em Rio Branco. Trata-se da primeira reunião presencial da comissão, composta por cerca de 20 especialistas de várias áreas do conhecimento, realizada na sede da SBPC, em São Paulo.

Dentre os pontos discutidos, os especialistas destacaram o tema central da próxima Reunião Anual da SBPC: “Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras”. Outro destaque foi o tema “Dia da Família na Ciência”, previsto para ser lançado no Acre e que passará a fazer parte de todas as reuniões anuais da SBPC.

No caso do tema central da Reunião Anual, Helena Nader, presidente da SBPC, afirmou que a “Amazônia sem fronteiras” pode ser avaliada de várias formas. Uma delas é o fato de não haver fronteiras na biodiversidade, seja entre estados ou países. “Um mosquito não pede passaporte para circular entre um Estado e outro”, exemplificou Helena.

Demonstrando a mesma opinião, o vice-presidente da SBPC, Ennio Candotti, sugeriu explorar contundentemente a questão da “biodiversidade sem fronteiras” na Reunião Anual da SBPC no Acre.

Conhecimento sem limite geopolítico

Por sua vez, Edna Maria Ramos de Castro, secretária da SBPC, ressaltou que “a fronteira do conhecimento não tem limite geopolítico”. Dessa forma, segundo disse, a comissão considera importante convidar pesquisadores de instituições científicas da Pan-Amazônia (Brasil, Peru, Colômbia, Bolívia, dentre outros países), para discutir o tema central da Reunião Anual da SBPC.

Políticas públicas

Reiterando a importância da realização do maior evento científico brasileiro no Acre, Guida Aquino, vice-reitora da Ufac e coordenadora local do evento, destacou os eventuais frutos que a universidade pode colher, em decorrência da realização da reunião na capital acriana.

“Para nós, a SBPC é de extrema importância e representa uma transformação da Ufac no sentido estrutural”, disse. Citando exemplo de universidades de outros estados beneficiadas pela realização da Reunião Anual da SBPC, Guida acredita que a Ufac pode conseguir mais apoio financeiro do setor público para investir nos laboratórios de pesquisa.

Na visão do conselheiro da SBPC, Jailson Bittencourt de Andrade, do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o tema central da Reunião Anual da SBPC pode ajudar a integração do Acre com outros países, permitindo o estímulo à cooperação científica dos povos da Amazônia, além da discussão abrangente dos temas.

Para Andrade, o evento acontece “em um momento importante”, em que há expansão do sistema de ciência e tecnologia, através dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), e avanço do sistema universitário federal pelo chamado Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

“E, neste momento, a SBPC coloca em destaque uma parte importante da educação superior, igualmente da ciência e tecnologia, que acontece na Amazônia, especificamente no Acre”, declarou.

Já o secretário-geral da SBPC, Aldo Malavasi, salientou a preocupação da comissão para atrair um público considerável para o maior evento científico nacional no Acre e atender às expectativas dos organizadores do evento, tanto locais quanto os de outros estados.

(Fonte: “Jornal da Ciência”. 18 fev. 2014)

Postado em: 19/2/2014