Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Credenciamento para reunião da SBPC já está aberto na Ufac
conteúdo

Credenciamento para reunião da SBPC já está aberto na Ufac

por Ascom-01 publicado 22/07/2014 14h10, última modificação 22/07/2014 14h18

A abertura oficial da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) está marcada para a noite desta terça-feira, 22, mas, no campus Rio Branco da Universidade Federal do Acre (Ufac), a movimentação de acadêmicos e palestrantes interessados no credenciamento para o evento é intensa desde as primeiras horas de hoje. O serviço acontece desde 9h, no prédio da Biblioteca Central.

O credenciamento é obrigatório apenas para palestrantes e participantes inscritos em pelo menos uma das 199 atividades cientificas da programação. Em menos de uma hora, a coordenação do evento contabilizava cerca de 450 credenciamentos. Até domingo, 27, serão 4 mil. “O credenciamento se estende durante toda a semana, mas estamos preparados para atender 80% da demanda nestes dois primeiros dias de evento”, disse o responsável pela Tecnologia e Inovação da reunião, Thiago Bertolotti.

Professora da Rede Municipal de Recife, Madalena Barros, especialista em educação inclusiva, foi uma das primeiras a credenciar-se para apresentar um pôster sobre a experiência de seu Estado natal na inclusão de estudantes com deficiência. Ela estava animada com a participação em mais uma reunião. “Participo das Reuniões da SBPC há dez anos e, apesar de não ser uma experiência inédita, chego com a mesma inspiração”, comentou. “Quero trocar experiências e levar o que há de novo na área para minha sala de aula”.

Chileno, Marco Aurélio Ancanten, índio da nação Mapuche, não tardou no credenciamento. “Vou participar da SBPC Indígena e trago experiências do meu país para compartilhar com os indígenas brasileiros”, afirmou. “Nossa intenção é mostrar que a população indígena tem autonomia e que a interação com o homem branco pode mudar. Podemos sair da situação de confronto para a de caminhada lado a lado. É fantástico que a SBPC aconteça aqui no Acre, a terra de Chico Mendes.”

Entre profissionais e estudantes locais, a expectativa também era grande. Acadêmico do curso de Engenharia Florestal, em Cruzeiro do Sul, Alex Moraes enfrentou dez horas de ônibus em uma viagem até a capital e mantinha-se animado. “Venho para participar de minicursos. Muitos colegas não puderam vir e a minha responsabilidade aqui é agregar o maior conhecimento possível e levar para lá”, disse.

De Rio Branco, a enfermeira residente em saúde da família e comunidade, Marcela Maia, participa da programação da SBPC pela primeira vez. “Particularmente, achei ótima a realização de um evento desse porte aqui mesmo. Profissionais e acadêmicos que moram em uma região como a nossa, mais afastada dos grandes centros, carecem de programações como essas”, opinou. “Quero aliar conhecimento também de outras áreas para aplicar não só no dia a dia profissional como pessoal. Já espero outras reuniões aqui de novo”.  Além do kit do evento, todos os credenciados têm direito a certificado digital disponibilizado no site oficial da reunião.

Abertura

A 66ª Reunião Anual da SBPC será aberta nesta terça-feira, a partir das 19h, no Teatro Universitário. A solenidade contará com a presença da presidente da SBPC, Helena Nader; dos ministros  da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clélio Campolina, e da Educação, Henrique Paim; do reitor da Ufac, Minoru Kinpara, e demais autoridades locais.

Até o próximo domingo serão realizadas 199 atividades ligadas à ciência e tecnologia. Ao todo, haverá 51 conferências, 62 mesas-redondas, 54 minicursos, 16 encontros, sete sessões especiais e cinco assembleias. A reunião, realizada no Acre pela primeira vez, traz à região trabalhos científicos desenvolvidos por pesquisadores de todo o país e também do exterior.

As programações podem ser assistidas gratuitamente pelos visitantes, sem a necessidade de inscrição (exceto em minicursos, cuja inscrição e matrícula prévias foram necessárias). As vagas remanescentes para inscrição e matrícula em minicurso serão ofertadas durante o evento, mas são limitadas.

O atendimento da Secretaria da SBPC e o credenciamento ocorrem até sábado, 26, na Biblioteca Central, das 9h às 17h e, no domingo, das 8h às 15h.

 

Postado em: 22/7/2014

(Ascom-Ufac)