Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Curso de Engenharia Florestal da Ufac completa 15 anos hoje

Curso de Engenharia Florestal da Ufac completa 15 anos hoje

por glauco publicado 11/09/2015 13h18, última modificação 11/09/2015 13h18

O curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac) completa hoje, 11, quinze anos. Quando o curso foi criado, o Acre apresentava algumas peculiaridades no setor florestal, as quais serviram de base para que a Ufac criasse o seu primeiro curso de Engenharia Florestal, com técnicos aptos a enfrentar os desafios impostos. flor 1

Segundo o coordenador do curso, Marco Amaro, a formação em Engenharia Florestal tem a função de qualificar os estudantes sobre o uso sustentável dos recursos florestais, bem como permitir que os discentes possam ser capazes de atuar no planejamento, organização e direção dos processos produtivos no setor florestal com vistas ao desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população acreana.

“Temos ciência dos problemas do curso, porém também temos certeza que estamos trilhando o caminho certo. Com o apoio de todos temos a certeza que teremos melhores condições para os futuros alunos, possibilitando assim a formação de profissionais com um perfil cada vez mais próximo às demandas do Acre e do Brasil”, frisou Amaro.

Breve história do curso

O curso de Engenharia Florestal da Ufac campus Rio Branco, teve seu embrião lançado em 1997 quando uma comissão formada para avaliar o curso de Heveicultura, sugeriu em seu relatório final ao então Departamento de Ciências Agrárias que o referido curso deveria ter suas atividades suspensas por tempo indeterminado e que uma comissão fosse formada para elaborar o projeto de criação do curso de Engenharia Florestal.

O reitor na época, Francisco Carlos da Silveira Cavalcanti, nomeou uma comissão (Portaria 0340 de 25/06/1998), composta pelos professores Afra Maria Silva de Souza, Janaguassu Diacui Pinheiro de Oliveira, Leônidas Dantas de Assis e Marco Antonio Oliveira, para conduzir uma série de discussões junto aos órgãos dos setores públicos federal, estadual e municipal, empresas, instituições de pesquisa, Ongs e várias entidades ligadas ao setor, com o objetivo de elaborar o projeto para concretizar a criação do novo curso. O projeto foi encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX) da Ufac e a implantação foi autorizada através da resolução nº 02 de 20 de abril de 1999.

Após cinco anos de existência, em 2005 foi decidido ampliar o número de vagas para cinquenta (50), pois a demanda no vestibular (Relação candidato/vaga) era considerada altíssima, ficando atrás somente dos cursos de Medicina, Direito e Enfermagem. Paralelo a essa demanda, em 2005 também iniciaram as discussões para a criação de um curso de Engenharia Florestal no campus de Cruzeiro do Sul, e no primeiro semestre letivo de 2006 teve o início com cinquenta 50 alunos.

flor 3

A Ufac, consciente de que esta alta relação candidato/vaga era um reflexo da necessidade do Estado para profissionais de Engenharia Florestal, em 2006 com a implantação do programa REUNI de ampliação ao acesso às Universidades do governo federal decidiu que a Engenharia Florestal de Rio Branco iria oferecer oitenta (80) vagas, sendo quarenta (40) em cada semestre letivo. Atualmente cerca de 400 alunos frequentam o curso em Rio Branco e 200 em Cruzeiro do Sul.

No Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2005, o curso de Rio Branco tirou nota 3, no de 2008 nota 4 e no de 2011 nota 3. Em 2014 os alunos fize

ram novamente a prova do Exame, sendo o resultado esperado para o final do ano de 2015. Em 2008 mais de 40 cursos de Engenharia Florestal participaram do Enade, sendo que nenhum tirou nota 5 (nota máxima) e apenas 9 cursos tiraram nota 4, sendo que o curso de Rio Branco ficou em 9º lugar, com a melhor nota do Norte, Nordeste e no Centro-Oeste a UnB foi a única instituição que ficou com nota melhor.

Um outro indicativo da qualidade dos alunos de Engenharia Florestal formados pela Ufac é o sucesso obtido nos diversos processos seletivos na pós-graduação e em concursos para órgãos públicos.

Nos quinze anos de funcionamento do curso foram formados, até o momento 287 engenheiros florestais, sendo que os primeiros a serem diplomados no ano de 2005 foram frutos da dedicação e esforço conjunto de alunos, professores, funcionários e colaboradores.

Até o momento concluíram o curso 146 engenheiras florestais e 141 engenheiros florestais.

O Curso conta atualmente com 45 docentes, sendo 38 professores (15,8% mestres e 65,8% doutores) do próprio CCBN.

flor 5

Postado em: 11/9/2015.