Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Curso de Letras/Espanhol da Ufac recebe conceito 4 do MEC

Curso de Letras/Espanhol da Ufac recebe conceito 4 do MEC

por Ascom-01 publicado 09/06/2015 13h35, última modificação 09/06/2015 15h28

O curso de Letras/Espanhol da Universidade Federal do Acre (Ufac) obteve nota 4 após visita in loco dos avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A visita de avaliação foi realizada pelos representantes do Ministério da Educação (MEC) nos dias 1º e 2 de junho.

As avaliações feitas pelas comissões de avaliadores designadas pelo Inep caracterizam-se pela visita in loco aos cursos e instituições públicas e privadas e se destinam a verificar as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao perfil do corpo docente, as instalações físicas e a organização didático-pedagógica.

Segundo a pró-reitora de Graduação da Ufac (Prograd), Aline Nicolli, o bom desempenho do curso de Letras/Espanhol se deve ao trabalho conjunto desempenhado por professores, alunos e administração superior. “A consolidação do trabalho de nossos cursos se reflete na qualidade acadêmica e também aos investimentos feitos em infraestrutura, como a estruturação do Laboratório de Línguas: com fones de ouvido, computadores com software específico e também com a melhoria dos laboratórios e salas de aula”, ressalta Aline.

Para o coordenador do curso de Letras/Espanhol, Dalbi D’ávila, a nota obtida é resultado de um trabalho conjunto entre os professores, inclusive os professores de Português, Linguística, Literatura, Educação, “bem como todo o trabalho e apoio da Prograd e Diaden que não mediram esforços para que a comissão estivesse à vontade para realizar a avaliação”, frisou.

D’ávila explica que a parceria firmada com o secretário Estadual de Educação, Marco Brandão, também é importante porque auxilia e proporciona as condições necessárias para que os alunos recebam uma formação de qualidade, “uma vez que 90% dos professores de Espanhol que atuam na rede estadual foram formados na Ufac”, pontua.

Para o coordenador do curso de Letras/Espanhol, a nota quatro se deve a muitos fatores. “Ao longo desses 21 anos de existência do curso ­- onde tenho orgulho de haver sido formado na primeira turma - e que por dez, desses 21 anos teve somente a professora Samia El-Hassani como única efetiva. Hoje somos sete efetivos, além de contarmos com a colaboração do professor Cleilton França (do Colégio de Aplicação) e mais dois substitutos”, destaca D’ávila.

Do total de docentes, com exceção da professora Samia El-Hassani, todos são egressos do curso de Espanhol da Ufac. “Tenho a grata satisfação de estar coordenador do curso nesse momento em que a avaliação com nota quatro vem consolidar um trabalho que já vem sendo realizado e que agora é oficialmente reconhecido”, finaliza D’ávila .

O curso de Letras/Espanhol iniciou suas atividades em 1994. O curso possui carga horária total de 3.525 horas/aula, divididas em oito semestres letivos. O quadro de professores é composto por 15 docentes.

Postado em: 9/6/2015