Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > CVT Agroecologia realiza intercâmbio no Amapá

CVT Agroecologia realiza intercâmbio no Amapá

por Ascom02 publicado 08/07/2014 09h35, última modificação 08/07/2014 10h01

O Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre (CVT Agroecologia) promoveu o “Intercâmbio Interestadual de Horticultura e Fruticultura Orgânica”, realizado entre produtores e técnicos do Acre e do Amapá. O evento ocorreu de 2 a 7 do mês passado.

Para a capacitação foram selecionados agricultores agroecológicos do Acre para participar de visitas técnicas em propriedades rurais do Amapá, com o objetivo de favorecer a troca de experiências em horticultura e fruticultura orgânica. Participaram do intercâmbio três agricultores agroecológicos do Polo Benfica, localizado em Rio Branco-AC. São eles: Miguel Jorge Martins, Ilza Rodrigues e Soraia Oliveira.  A engenheira agrônoma do CVT Agroecologia, Simone Bhering de Souza Gomes, acompanhou os agricultores.

'O Mundo das Plantas', em Macapá, do produtor Domingos Gomes

Foram visitados produtores da Ilha de Santana e da Associação de Produtores Rurais do Município de Santana (Aprosan), no Amapá; produtores do Quilombo do Mel da Pedreira, em Macapá-AP, da Escola Agrícola Casa da Hospitalidade II, da Embrapa-AP (Projeto Interagindo), da propriedade “O Mundo das Plantas” e do sítio “Fé em Deus”, em Macapá-AP.

Parcerias e metas

As visitas técnicas no Amapá tiveram o apoio dos pesquisadores do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa): Alexandre Jordão, Richardson Frazão e Mara Pinto. E da analista da Embrapa-AP e coordenadora do Projeto Interagindo, Júlia Stuchi.

Propriedade de Adelino e Mônica, em Ilha de Santana-AP

O intercâmbio é uma das metas do CVT Agroecologia, constituído pelo Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá (NAVJuruá) e pelo Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia do Acre (NEEAcre).  Tem como parceiros o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Universidade Federal do Acre (Ufac), o Instituto Federal de Ensino do Acre (Ifac), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Ministério da Educação (MEC).

Propriedade do Valdez, em Macapá-AP

Para Simone Bhering, que acompanhou todas as visitas, diversas experiências foram trocadas e serão multiplicadas em campo. “Os produtores do Acre relataram que as experiências foram trocadas e que serão levadas para serem desenvolvidas nas propriedades em Rio Branco-AC”, disse. “A vivência foi importante para eles poderem presenciar algumas atividades que ainda não desenvolviam, mas que já pretendiam iniciar no Acre.”

Postado em: 8/7/2014