Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Em defesa da UFAC

Em defesa da UFAC

por italo publicado 06/04/2011 10h15, última modificação 07/04/2011 15h25

A Universidade Federal do Acre, por intermédio de seu órgão deliberativo máximo, o Conselho Universitário, vem a público dizer que não aceita e não aceitará os atos inconsequentes dos quais vem sendo vitimada, perpetrados por alguns membros da imprensa e do Ministério Público Federal, que, ultrapassando seus direitos e o cumprimento de seus deveres, vem praticando contra esta Instituição Federal de Ensino Superior, de modo público e rotineiro, um verdadeiro linchamento moral, uma série de abusos, noticiando fatos inverídicos, incentivando o ódio e o desrespeito a esta Instituição, fundamentados em opiniões parciais e eivadas de interesses particulares, infamando, de forma grave e sem qualquer temperamento, a imagem dessa honrada Instituição.

A Universidade Federal do Acre chegou primeiro que todos esses que a caluniam e difamam e desde a sua criação tem prestado serviços de valor imensurável ao desenvolvimento do Estado do Acre, mérito de poucos.  Afinal, aqui se formaram homens e mulheres que são a classe trabalhadora e crítica de nossa sociedade; homens e mulheres que construíram a história de nosso povo; homens e mulheres que já ocuparam (e ainda ocupam) os mais importantes cargos públicos ou privados, nas mais diversas áreas de atuação profissional, muitos com destaque nacional e até internacional.

Sem a Universidade Federal do Acre, não haveria muitos de nossos educadores, professores, enfermeiros, filósofos, sociólogos, cientistas políticos, economistas, médicos, nutricionistas, engenheiros, biólogos, escritores, tradutores, advogados, procuradores, promotores de justiça, juízes, desembargadores...  Por aqui formaram-se (e continuarão a ser formados) parlamentares e chefes de governo.  É aqui onde se realizam as maiores e as mais importantes pesquisas científicas do Estado e é aqui que se continuará, sempre, a debater o melhor desenvolvimento da nossa sociedade na busca incansável de encontrá-lo.

Como se vê, a Universidade Federal do Acre confunde-se com a própria sociedade acreana, de forma que uma não existe sem a outra.  Em todos os setores produtivos de nossa região encontram-se alunos egressos dela e, do mesmo modo, em todos os cursos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado realizados pela UFAC, há pessoas (seja no corpo docente, seja no corpo discente) que trabalham nos mais diversos setores profissionais de nosso Estado.  Dessa forma, desrespeitar a Universidade Federal do Acre é também desrespeitar a própria sociedade acreana, que nela formou-se e continuará formando-se, sempre.  E se alguém estiver surpreso com tudo isso, é porque sabe pouco sobre a UFAC.  Está na hora de abandonar as manchetes de interesse duvidoso e vir à Universidade, conhecer as pessoas que aqui trabalham e estudam, os projetos que aqui são desenvolvidos, as conquistas cotidianamente realizadas... Ficará, certamente, orgulhoso da grandeza de nossa Instituição, a única pública no Estado do Acre.

A Universidade Federal do Acre tem uma história de valor e deve ser respeitada por todos.  É uma Instituição Federal de Ensino Superior que tem autonomia para tomar suas próprias decisões e estas, uma vez tomadas, devem ser respeitadas.

Se erros forem cometidos (aliás, nenhuma instituição, pública ou privada, está livre de cometê-los), só um julgamento judicial justo e legal irá dizer.  De qualquer modo, os eventuais erros jamais chegarão perto da infinidade de acertos realizados ao longo de décadas de existência da Universidade Federal do Acre.

Sobre o processo do último vestibular, tudo o que havia de ser feito foi feito. A Universidade Federal do Acre tem autonomia e legitimidade, legal, para tomar a sua própria decisão, e o fez, e certamente o fez com amparo na verdade dos fatos e do direito, buscando a decisão mais legal e justa possível. Contudo, toda decisão pode gerar insatisfação, ainda que de um pequeno grupo de pessoas.  Isso é inevitável.  Porém, infelizmente, se a decisão não agradou a alguns, cabe-lhes o direito de buscar uma resposta judicial, mas não o direito de utilizar o seu inconformismo para manchar a imagem da Universidade e desrespeitá-la desmesuradamente.  Até mesmo porque, o fato de alguém propor ação judicial contra a Universidade não significa nada, já que nem sempre quem propõe a ação, vence ao final.

A Constituição Federal da República garante a todos o direito de defesa e declara que só uma sentença judicial transitada em julgado é que pode, legalmente, dizer se há ou não erro praticado.  Até lá, tudo é mera especulação e fantasia.

Mesmo assim, a Universidade Federal do Acre está sendo sumariamente condenada e isso, além de inconstitucional, é irresponsável e inaceitável.

A ninguém é dado o direito de ofender e difamar.  Ninguém está acima da lei.  Quem cometer excessos, deve responder por isso.

A Universidade Federal do Acre, por meio dos seus membros, responderá a todos os atos judiciais que lhes forem determinados, mas, principalmente, buscará a responsabilidade daqueles que contra ela praticaram desrespeito e ofensas.

Rio Branco – AC, 31 de março de 2011.

Conselho Universitário da Universidade Federal do Acre – UFAC.