Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Encontro reúne bolsistas em Cruzeiro do Sul

Encontro reúne bolsistas em Cruzeiro do Sul

por Ascom02 publicado 22/09/2014 15h56, última modificação 22/09/2014 15h56
Evento faz parte da agenda de acompanhamento de estudantes pela Proaes

Bolsistas do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, participaram na última terça feira, 16, do 3º Encontro de Estudantes Bolsistas da Universidade Federal do Acre (Ufac). A atividade integra a programação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), voltada para o acompanhamento dos acadêmicos beneficiados por um dos programas de bolsas da instituição. Ao todo, 200 estudantes participaram do evento.

Instituído no primeiro semestre deste ano, o encontro de bolsistas é realizado mensalmente, sempre com o objetivo de promover interação entre os próprios bolsistas e reflexão sobre as oportunidades que podem ser alcançadas no ensino superior. “Trata-se de um momento de conversa, utilizado para acompanhar a contrapartida dos bolsistas que comprovam que estão cumprindo seu dever, que é estudar, e muito”, enfatizou a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Aline Nicolli. “Através dessa atividade, também buscamos estimulá-los a aproveitar as oportunidades que o ensino superior oferece.”

Em Cruzeiro do Sul, a atividade foi realizada no Teatro do Moa e contou com a participação do professor doutor Francisco Ricardo Negri, do Centro Multidisciplinar da Ufac. “Sempre buscamos incluir nos encontros a participação de alguém com uma trajetória de sucesso profissional. O professor Negri era servidor da casa e progrediu dentro da instituição, tornando-se doutor. Através da experiência bem sucedida de outras pessoas, estimulamos os estudantes a buscar êxito em suas próprias trajetórias acadêmicas”, avaliou Aline. A programação do encontro também incluiu a apresentação dos membros do Trio de Cordas da Ufac.

Programas de bolsas

Atualmente, a Ufac oferece a seus estudantes cinco programas de bolsas: pró-estudo; pró-inclusão; tutoria; monitoria e pró-docência. Nos dois primeiros, programas com objetivo de garantir a permanência dos estudantes na instituição, a participação nos encontros de bolsistas é obrigatória.

As vagas para bolsistas são disponibilizadas no início de cada semestre por meio da abertura de editais específicos. Para participar do processo de seleção, os estudantes devem acessar a página da Ufac na internet e efetuar a inscrição através de um sistema on-line que disponibiliza um questionário que mensura a vulnerabilidade socioeconômica de cada candidato. Os editais para os programas de bolsas do segundo semestre de 2014 estarão disponíveis a partir da próxima terça-feira, 23.

Postado em: 22/9/2014