Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Estudantes da Ufac falam da importância de participar da SBPC

Estudantes da Ufac falam da importância de participar da SBPC

por glauco publicado 20/07/2015 16h30, última modificação 20/07/2015 18h07

A participação da Universidade Federal do Acre (Ufac) na 67ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada de 12 a 18 deste mês, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), superou as expectativas. Foram 128 participantes do Acre, sendo 98 de Rio Branco.

No total, a SBPC teve 6.378 inscritos, de 649 diferentes cidades brasileiras. A programação científica sênior da 67ª Reunião da SBPC contou com 186 atividades, distribuídas em 60 conferências, 74 mesas-redondas e 52 minicursos, que contemplaram diversas áreas da ciência.

Muitas atividades tiveram como foco o tema central da Reunião: “Luz, Ciência, Ação!”, em comemoração ao Ano Internacional da Luz, estabelecido pela Unesco. Além das mesas redondas e conferências, 2,9 mil trabalhos foram expostos na Sessão de Pôsteres da SBPC por alunos, professores, pesquisadores e estudantes do ensino médio. A Ufac teve 16 pôsteres apresentados no evento.

A Ufac cedeu dois ônibus que levou, ao todo 78 alunos e dois coordenadores. A escolha dos participantes se deu por meio de edital, mediado pela pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes).

Para o acadêmico de Engenharia Florestal, Ítalo André, a oportunidade proporcionada pela universidade marcou a sua história. “A Ufac ofereceu toda a estrutura necessária”, disse André, descrevendo a experiência de participar da SBPC e, também, apresentar um trabalho na reunião. “As pessoas prestavam atenção no trabalho por ser do Acre”, completou.

O ex-aluno do Mestrado em Desenvolvimento Regional da Ufac e professor do Colégio de Aplicação, Arivado D’avila, afirmou que a participação no evento foi uma experiência nova em sua vida. “É uma oportunidade única de ampliar os horizontes”, declarando que, “além da bagagem, estou levando muito conhecimento”. Experiência também vivida pela estudante de Comunicação Social/Jornalismo, Guadalupe Kristel. “Um dos maiores eventos da América Latina que, certamente, contribui muito na nossa formação e no nosso currículo”, frisou.

abacaxi

A vice-reitora, Guida Aquino, representando o reitor, Minoru Kinpara, recebeu dezenas de visitantes no estande, informando-os sobre os cursos, graduação e pós-graduação, como, também, estabelecendo contado para discutir futuras parcerias para a Ufac. Guida visitou a feira do “conhecimento”, conheceu o espaço de realização da 2ª edição da SBPC Indígena, legado da reunião realizada no Acre. “A SBPC é sempre um espetáculo da ciência. Ficamos felizes em participar da edição realizada em São Carlos”.

De acordo com a presidente da SBPC, Helena Nader, “a SBPC não é somente para cientistas, mas sim para toda a população. É emocionante ver as famílias interagirem com a ciência de uma forma lúdica, que atinge desde os adultos com idade mais avançada até as crianças em idade pré-escolar”, finalizou.

VEJA+FOTOS

Postado: 21/7/2015.