Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Exposição permanente ‘Feijões do Vale do Juruá’ é instalada no campus Floresta

Exposição permanente ‘Feijões do Vale do Juruá’ é instalada no campus Floresta

por Ascom-01 publicado 23/10/2015 15h22, última modificação 23/10/2015 15h22

O Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção Orgânica do Acre, através do Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá, em parceria com a superintendência da Universidade Federal do Acre (Ufac), no campus Floresta, implantaram, neste mês de outubro, a exposição permanente “Feijões do Vale do Juruá”. Trata-se do início da segunda etapa do trabalho de divulgação e valorização da diversidade de feijões crioulos dessa região.

O campus Floresta é o segundo local público contemplado com a instalação dessa exposição permanente; o primeiro foi o aeroporto de Cruzeiro do Sul. Segundo o professor Eduardo Mattar, a iniciativa é relevante para se valorizar a cultura do Acre e estimular o consumo da produção regional.

“Temos que conhecer e valorizar nossa diversidade de alimentos, provenientes da agricultura familiar, que, no Acre, possui papel fundamental, pois mais de 20% da população por aqui é beneficiária da reforma agrária”, lembrou o professor. Já para a estudante da Ufac e bolsista do projeto, Alcimone Maria, a escolha do campus Floresta para abrigar a exposição foi estratégica. “Aqui é o local onde filhos de agricultores estudam e futuros profissionais de diversas áreas se formam, sendo um espaço excelente para divulgar a cultura do Acre”, destacou.

A exposição é resultado do projeto Agropecuária Familiar, Educação Tecnológica e Manutenção de Variedades Crioulas para a Amazônia Ocidental (Acre-Brasil), que conta com a parceria do Ministério de Ciência e Tecnologia; do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Instituto Federal do Acre (Ifac) e Embrapa Milho e Sorgo.

Uma nova remessa de postais e pôsteres sobre a diversidade de feijões do Juruá está sendo preparada para distribuição gratuita, como atividade complementar à exposição permanente. Maiores informações sobre o trabalho podem ser obtidas junto ao Núcleo de Agroecologia do Vale do Juruá.

Postado em: 23/10/2015