Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Fórum sobre drogas ocorre na Ufac
conteúdo

Fórum sobre drogas ocorre na Ufac

por Ascom02 publicado 28/06/2016 11h39, última modificação 28/06/2016 11h39

O Teatro Universitário da Universidade Federal do Acre (Ufac) foi palco da abertura do fórum “Drogas: Direito, Prevenção e Cuidado em Rede”, nesta terça-feira, 28, pela manhã, promovido numa parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e o governo do Estado.

A mesa de solenidade do evento, que integra a Semana Estadual sobre Drogas, foi composta pelo reitor da Ufac, Minoru Kinpara; pela vice-governadora Nazareth Araújo e pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Enock Pessoa.

Kinpara disse, em seu pronunciamento, que a academia deve estar a serviço do combate às drogas, sendo que, uma das medidas para isso é a instauração de um fórum permanente de prevenção às drogas na instituição. Além disso, comentou que ações anti-drogas devem ser investidas na base da sociedade: a família.

“Grandes nomes da pedagogia e da psicologia centram seus estudos na infância, fase em que ocorre a formação da personalidade”, considerou. “Precisamos cuidar da saúde e da educação das famílias e das crianças, como prevenção, para sofrermos menos com problemas como o uso de drogas e resolvermos outros em todas as áreas.”

A vice-governadora referiu-se à necessidade de se tomar medidas urgentes contra o problema das drogas, trabalhando com a segurança e a saúde. “Como cidadãos e cidadãs devemos discutir caminhos, rapidamente, obtendo dados para se tomar decisões cabíveis no tempo que nos pertence na repressão às drogas”, disse.

Após a solenidade, o fórum prosseguiu com mesa-redonda com representantes do Ministério da Justiça, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), da Coordenação Regional Norte de Saúde Mental, do Ministério da Saúde, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Federal e da Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepc).

Postado em: 28/6/2016