Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Pesquisadores da Ufac participam do 22º Simpósio de Mirmecologia

Pesquisadores da Ufac participam do 22º Simpósio de Mirmecologia

por Ascom-01 publicado 26/10/2015 09h33, última modificação 26/10/2015 09h33

O professor do mestrado em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais da Universidade Federal do Acre (Ufac), Fernando Augusto Schmidt, participou, com seu grupo de pesquisa, do 22º Simpósio de Mirmecologia, ocorrido entre os dias 18 e 22, em Ilhéus-BA. A equipe é composta pelos estudantes de graduação em Engenharia Florestal, Pedro Campero da Silva Júnior e Francisco Matheus da Silva Sales, e pela aluna do mestrado em Ecologia, Amanda Batista.

Eles apresentaram os primeiros resultados de seus projetos de Iniciação Científica e dissertação de mestrado. A mirmecologia se refere ao estudo das formigas, ciência desenvolvida por longa data no Brasil, através de investigações científicas desenvolvidas por pesquisadores estrangeiros e brasileiros.

Os avanços no estudo de formigas no Brasil têm sido apresentados e discutidos por mais de 40 anos no Simpósio de Mirmecologia, que neste ano teve como organizador o pesquisador da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Jacques Delabie. Ao longo da história do simpósio, a participação de pesquisadores estrangeiros tem se tornado frequente e em grande número, o que tem dado ao evento o caráter de um encontro internacional em mirmecologia.

Schmidt apresentou, em duas palestras, os resultados do projeto Formigas do Brasil, do qual é o coordenador geral. O projeto visa estabelecer um panorama sobre o perfil de estudos com diversidade de formigas no Brasil e apontar direções para trabalhos futuros na área. Durante o simpósio, Schmidt aproveitou a oportunidade para anunciar que a Ufac sediará a próxima edição do curso Formigas do Brasil, em setembro de 2016. O curso abordará temas relacionados a taxonomia e ecologia de formigas e oferece 30 vagas para estudantes de todo o Brasil e do exterior.

Nesta edição do simpósio, Schmidt completa sua sétima participação ininterrupta. Ele começou a participar do Simpósio de Mirmecologia em 2003, quando era bolsista de Iniciação Científica, e seguiu participando ao longo de sua pós-graduação. “A edição do simpósio deste ano é muito especial para mim, porque, pela primeira vez no evento, há a participação de estudantes da Ufac que estão desenvolvendo seus projetos de Iniciação Científica e mestrado com formigas no Laboratório de Ecologia de Insetos, sob minha orientação”, disse o professor.

Ele ainda ressaltou que o Acre, devido à sua exuberante biodiversidade, tem um potencial enorme para pesquisas em mirmecologia, através do desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica nos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Engenharia Florestal, e de projetos de mestrado em Ecologia.

Postado em: 26/10/2015