Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Prograd encerra ciclo de reuniões para reformulação das licenciaturas

Prograd encerra ciclo de reuniões para reformulação das licenciaturas

por Ascom02 publicado 26/02/2016 10h25, última modificação 26/02/2016 14h53

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Universidade Federal do Acre (Ufac), encerrou recentemente um ciclo de reuniões com representantes dos cursos de licenciatura e da Secretaria Estadual de Educação e Esporte (SEE). Como resultado dos encontros foi definido uma diretriz comum de formação de professores para a Ufac e a curricularização da extensão.

As reuniões começaram em janeiro deste ano, no início do semestre. Foram seis encontros — três em Rio Branco e três em Cruzeiro do Sul. A discussão foi coordenada pela Prograd, com auxílio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), da coordenação institucional do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), da coordenação institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), de representantes dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), professores de estágio e representantes da SEE.

A pró-reitora de Graduação, Aline Nicolli, destacou a participação de representantes da SEE. “Procuramos nos aproximar das escolas neste processo. Se são as escolas o nosso espaço de formação de professores, é lá que nós desenvolvemos nossas ações de atividades práticas”, disse ela. “Que a gente possa estreitar as nossas relações e sermos mais parceiros nesse movimento.”

O ciclo de reuniões foi motivado por uma resolução do Conselho Nacional de Educação, a resolução n.º 2, publicada em 1 de julho de 2015. Essa resolução define as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores e dá um prazo até julho de 2017 para que as universidades se adequem.

A resolução, dentre outros itens, pede a inclusão de conteúdos específicos nas estruturas curriculares dos cursos. Direitos humanos, diversidades étnico-raciais, diversidades de gênero, sexo, religião e de faixa geracional, língua brasileira de sinais (Libras), educação especial, direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas devem ser incluídos.

Algumas dessas temáticas já vinham sendo contempladas na Ufac. “Com a nova resolução, todas [as temáticas] serão incorporadas com base nessa discussão que nós fizemos”, ressaltou Aline.

Outros motivadores foram as mudanças no Plano Nacional de Educação e o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em que quase todos os cursos de licenciatura da Ufac foram avaliados. “O resultado foi muito bom. Conseguimos definir uma proposta de formação pedagógica que contempla temáticas específicas e atende às mudanças exigidas na lei”, afirmou a pró-reitora. “Chegamos a um consenso e isso é muito importante.”

O grupo fará a memória das reuniões e será formalizada a criação do documento contendo as diretrizes. O documento será encaminhado para os colegiados dos cursos e NDEs. Que serão responsáveis por, com apoio da Prograd, promover a reformulação de cada curso.

A Prograd estabeleceu, como prazo, o final de 2016. Pela legislação, as universidades têm até julho de 2017 para efetivar as reformulações dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura.

Curricularização da extensão

Outro ponto a ser destacado, como resultado desses encontros, é a discussão da curricularização da extensão nas estruturas curriculares dos cursos. Trata-se de ter uma carga horária na estrutura curricular para desenvolver projetos, programas de extensão, eventos ou cursos. Uma necessidade apontada pelo Plano Nacional de Educação.

A pró-reitora de Graduação acredita que, depois dessas reuniões, a curricularização da extensão se apresenta como uma possibilidade de consolidar as relações entre a universidade e a comunidade.

“É, de fato, pensar a ida dos nossos alunos para a comunidade, para as escolas. É trazer a comunidade para dentro da universidade. Uma contribuição para a sociedade que garante o funcionamento da instituição. É um grande avanço”, disse Aline.

Postado em: 26/2/2016