Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Sustentabilidade hídrica no Campus Floresta é discutida em artigo científico

Sustentabilidade hídrica no Campus Floresta é discutida em artigo científico

por Ascom02 publicado 08/01/2015 11h33, última modificação 08/01/2015 11h33

Os professores Leonardo Paula de Souza da Universidade Federal do Acre (Ufac) e Rafael Coll Delgado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) publicaram recentemente artigo científico em que discutem o uso racional dos recursos hídricos no Brasil. Os pesquisadores estudaram o potencial de utilização de água da chuva captada nas edificações prediais do Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, para que sejam utilizadas para fins não potáveis ao longo do ano acadêmico. Os professores destacam que essa alternativa ecologicamente correta tem sido adotada em diversos países, inclusive, no Brasil.

Inicialmente foram estudadas as características das chuvas na região de Cruzeiro do Sul e quantificados os volumes hídricos possíveis de captação e demanda atual do campus universitário.

Segundo Leonardo Paula de Souza, diante das condições climáticas observadas, “aproveitar mensalmente as precipitações é suficiente para manter de 70,89% a 96,45% da demanda hídrica do Campus Floresta, caso os excedentes hídricos sejam armazenados esse percentual aumenta ainda mais, necessitando de complementação hídrica em apenas quatro meses ao longo do ano”, explica.

Confira aqui o artigo completo aqui.

Postado em: 8/1/2015