Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Ufac > Ufac apresenta projetos de infraestrutura em Brasília

Ufac apresenta projetos de infraestrutura em Brasília

por Ascom02 publicado 28/02/2014 10h40, última modificação 28/02/2014 11h27
Ministros da Educação e das Relações Institucionais recebem Reitoria e deputado federal Sibá Machado

A Reitoria da Universidade Federal do Acre (Ufac) e o deputado federal Sibá Machado (PT-AC) foram recebidos pelo ministro da Educação, José Henrique Paim, e pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, na Esplanada dos Ministérios. O objetivo da reunião, articulada por Sibá e ocorrida nessa quarta-feira, 26, e quinta-feira, 27, foi o de discutir projetos em curso na universidade.

Considerando, principalmente, a realização da 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre de 22 a 27 de julho no campus de Rio Branco, o reitor Minoru Kinpara, a vice-reitora Guida Aquino e o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, apresentaram vários projetos aos ministros.

Durante a apresentação dos projetos para todo o estafe do MEC (secretário executivo Luiz Cláudio, secretário da Sesu, Paulo Speller, e a diretora Adriana Wesca), realizada pelo pró-reitor Hid, ficou visível a boa impressão causada aos ministros Paim e Ideli. “Projetos muito bons e bonitos”, disseram.

Hospital Universitário, restaurante, novos prédios, pista de atletismo e laboratórios tornam a Ufac, hoje, um canteiro de obras. “Não apenas por conta da SBPC”, disse o reitor. “A SBPC veio para somar nesse momento em que todos nós concentramos energias pela revitalização da universidade, e nisso incluo o deputado Sibá Machado. Queremos fazer uma grande reunião, pois o Acre merece”.

Cultura, saúde e esporte no campus

Dentre os projetos voltados para a reunião da SBPC, alguns ganham destaque porque constituem inovações no evento. São os chamados projetos culturais, capitaneados pela ópera “Chico Mendes”, de autoria do maestro acriano Mário Brasil, e que vai ser apresentada na abertura do evento. “O Dia da Família na Ciência” e a grande “pajelança”, que irá reunir cerca de 500 índios das várias etnias locais, também fazem parte do diferencial da 66ª Reunião Anual no Acre. “Além da presença de representantes das comunidades científicas internacionais, a exemplo dos EUA, Europa, China e índia”, ressaltou a vice-reitora Guida Aquino, durante a apresentação aos ministros.

Para a solicitação de apoio aos projetos da área cultural, a conversa ocorreu com o diretor do Comitê de Patrocínio da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Marcus Pedrini. Bastante impressionado com a qualidade das obras e a organização do evento, o diretor dispôs-se a manter um diálogo com as estatais envolvidas nos patrocínios. “Isso é um ganho não só para o Acre, mas para o Brasil”, disse.

Por fim, na manhã da quinta-feira, conversas na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e no Ministério do Esporte encerraram a rodada de audiências. Na EBSERH, instituição vinculada ao MEC para viabilizar hospitais universitários, a Reitoria e o deputado Sibá Machado foram recebidos pelo presidente José Rubens, que lhes transmitiu informações técnicas necessárias para dar celeridade à construção do hospital, que terá 300 leitos e está orçado em mais de R$ 240 milhões. Em breve, será dado andamento à formulação do projeto do hospital e a ida ao Acre do diretor Celso Araújo (presente na reunião) já foi acertada para o mês de abril.

No Ministério do Esporte, a equipe da Ufac foi recebida pelo diretor do Departamento de Infraestrutura, Denner Zacchi, para tratar da construção da pista de atletismo da Ufac.

(Com informações da Assessoria-Brasília)

Postado em: 28/2/2014